Voltar ao Site Principal

Logo Informativo
Numero Informativo

JULHO AGOSTO 2022

FABRICANTE DE IBC, A SCHÜTZ VASITEX, EM PARCERIA COM O INPEV, DESENVOLVEU SOLUÇÃO PARA REUTILIZAR A PARTE METÁLICA DESSAS EMBALAGENS

FABRICANTE DE IBC, A SCHÜTZ VASITEX, EM PARCERIA COM O INPEV, DESENVOLVEU SOLUÇÃO PARA REUTILIZAR A PARTE METÁLICA DESSAS EMBALAGENS

CAPA

Avanços constantes em reciclagem

Inovações melhoram a eficiência da destinação final e aumentam benefícios ambientais do Sistema Campo Limpo

A soma de esforços de pessoas, empresas e entidades que têm o objetivo comum de agir pela conservação do meio ambiente é uma marca do Sistema Campo Limpo. Essa integração gera não apenas grande volume de embalagens de defensivos agrícolas corretamente destinadas quanto o aperfeiçoamento de processos e tecnologia para melhorar o aproveitamento dos materiais. Parceria com recicladores resulta no desenvolvimento de novas alternativas de destinação final, contribuindo para o autofinanciamento do Sistema e o crescimento dos benefícios ambientais.

 

Um exemplo disso é o desenvolvimento de formas de reutilização do IBC Container (Intermediate Bulk Container), tipo de embalagem usada pela indústria para entregar grandes quantidades de produtos agroquímicos. São contêineres de 1 metro cúbico, compostos por grade metálica que dá sustentação à parte plástica. O parceiro reciclador nesse projeto foi a Schütz Vasitex, empresa que tem como carro-chefe a produção de IBCs.

 

 

AMBORES PARA USO INDUSTRIAL FABRICADOS A PARTIR DE RECICLAGEM DE EMBALAGENS PROVENIENTES DO SISTEMA CAMPO LIMPO

TAMBORES PARA USO INDUSTRIAL FABRICADOS A PARTIR DE RECICLAGEM DE EMBALAGENS PROVENIENTES DO SISTEMA CAMPO LIMPO

 

“Junto com o reciclador, desenvolvemos uma solução que permite reutilizar a parte metálica dessas embalagens, que antes iam todas para a siderurgia. Elas são desmontadas e a estrutura metálica, que não entra em contato com o produto, pode ser reaproveitada em um novo IBC, acoplada a nova parte plástica”, explica Alexander Santos, gerente de Destinação Final e de Desenvolvimento Tecnológico do inpEV.

 

Segundo Luiz Francisco da Cunha, diretor-executivo da Schütz Vasitex, cada IBC recondicionado economiza aproximadamente 100 kg de emissão de CO2 comparado com um IBC novo. “O cliente paga menos, há menos consumo de recursos naturais e geração de resíduo, e o produto tem a mesma qualidade”, afirma. “Nossa unidade de reciclagem é o destino final de todo IBC usado para envase de defensivos agrícolas.”

 

 

 

 

Trabalho em sinergia

Esses resultados nascem de uma colaboração que traz ganhos para todos, especialmente para o meio ambiente. “Nosso negócio tem sinergia com o trabalho realizado pelo inpEV. Somos parte de um grupo mundial que tem o sistema Schütz Ticket Service: por meio de um QRCode na embalagem, o cliente é orientado sobre como solicitar a coleta do IBC usado nas indústrias. Fazemos essa logística reversa como o Sistema Campo Limpo faz no campo”, explica Luiz.

 

 

Luiz Francisco da Cunha, diretor-executivo da Schütz Vasitex

Luiz Francisco da Cunha, diretor-executivo da Schütz Vasitex

Outra frente importante dessa parceria permitiu a reciclagem de embalagens que não foram tríplice-lavadas, ou não podem ser lavadas, e seriam incineradas. Com essa mudança, o Sistema passou a reciclar 100% das embalagens plásticas rígidas, destaca Alexander Santos. A Schütz Vasitex investiu em estrutura e tecnologia para obter o licenciamento ambiental junto à Cetesb para reciclar esses materiais. Foi preciso atender a vários requisitos especiais, como construir uma estação de tratamento fechada para garantir que toda a água usada no processo não fosse liberada no meio ambiente.

 

“Assim, o plástico deixa de ser queimado para se tornar matéria-prima para a fabricação de produtos autorizados pelo inpEV, como paletes, tambores e bombonas de plástico para uso industrial. “A possibilidade de reciclar as embalagens não lavadas gera empregos, reduz a emissão de carbono e o consumo de recursos naturais, contribuindo para consolidar a economia circular.”

A possibilidade de reciclar as embalagens não lavadas gera empregos, reduz a emissão de carbono e o consumo de recursos naturais, contribuindo para consolidar a economia circular

Luiz Francisco da Cunha

 

Alexander Santos, gerente de Destinação Final e de Desenvolvimento Tecnológico do inpEV

Alexander Santos, gerente de Destinação Final e de Desenvolvimento Tecnológico do inpEV

O crescimento dos ganhos em ecoeficiência do Sistema Campo Limpo está diretamente ligado à continuidade de investimentos em destinação final. Uma das grandes metas do inpEV é encontrar mais alternativas à incineração dos materiais por meio de novas tecnologias, que permitam reciclar, por exemplo, 100% das embalagens flexíveis. Outra opção é conseguir a autorização final para realizar o coprocessamento, que permitiria a utilização de remanentes do Sistema Campo Limpo como fonte de combustível em fornos de cimento, a chamada reciclagem energética.

 

“Continuamos firmes em cumprir nosso compromisso de dar a destinação segura e adequada às embalagens, contribuindo com a redução de impactos ambientais e a busca pela autossustentabilidade do Sistema”, completa o gerente do inpEV.

Continuamos firmes em cumprir nosso compromisso de dar a destinação segura e adequada às embalagens, contribuindo com a redução de impactos ambientais e a busca pela autossustentabilidade do Sistema

Alexander Santos

 

 

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

Um caminho marcado pela inovação

Um caminho marcado pela inovação

Fachada Posto Manaus

Posto de Manaus amplia número de recebimentos itinerantes

EM ARARAQUARA, NOVA PRENSA REGISTROU AUMENTO DE 65% NA PRODUTIVIDADE

Inovação na prensagem permite aumentar a produtividade da operação

LUCIANO FURTADO LOUBET, PROMOTOR DE JUSTIÇA DO NÚCLEO AMBIENTAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

MP do Mato Grosso do Sul reconhece importância do inpEV

CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO TEVE A PRESENÇA DO SECRETÁRIO DA AGRICULTURA DE MINAS GERAIS, THALES ALMEIDA PEREIRA FERNANDES

Posto de recebimento é inaugurado em Contagem (MG)

NOVA CENTRAL DE BALSAS É A ÚNICA CREDENCIADA AO INPEV NO MUNICÍPIO

DNCL promove ação de sustentabilidade