Notícias

inpEV realiza 1º workshop com associadas para discutir o processo orçamentário e avanços do Sistema Campo Limpo

Evento remoto reuniu mais de 170 participantes para tratar de sustentabilidade no agronegócio, logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas e planejamento financeiro do instituto.

Workshop - Equipe de Gerentes inpEV em apresentação online
Fonte: Equipe de Gerentes inpEV em apresentação online

No último dia 27 de março, o inpEV promoveu de forma remota seu primeiro workshop exclusivo com as empresas associadas para discutir o processo orçamentário, reunindo mais de 170 profissionais. O evento representou um marco na governança colaborativa do Sistema Campo Limpo, reforçando a importância da participação ativa das empresas associadas e trazendo maior transparência sobre os processos que envolvem a gestão financeira do instituto.

Renata Stringueta Nishio, gerente de assuntos institucionais do inpEV, conduziu a abertura do evento, contextualizou os objetivos do workshop e atuou como moderadora das apresentações, promovendo a integração entre os participantes e incentivando o diálogo com as associadas ao longo de todo o encontro.

Regulamentação e histórico do setor

Durante o encontro, os participantes revisitaram o cenário regulatório do setor antes dos anos 2000. Barbara Kobayashi, gerente jurídica do inpEV, foi responsável por conduzir a retomada histórica do setor, explicando como a legislação evoluiu ao longo do tempo até a criação do inpEV. Ela destacou especialmente o papel da Lei Federal nº 9.974/2000, como um marco para a responsabilidade no destino das embalagens de agrotóxicos.

A consolidação das regulamentações ao longo dos anos foi apontada como pilar fundamental para a consolidação do Sistema Campo Limpo, que hoje é referência mundial em logística reversa no campo.

Contribuição das associadas e fortalecimento do sistema

Um dos pontos altos do workshop foi o debate sobre a responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia. O Sistema opera de forma deficitária, reforçando a necessidade de constante aperfeiçoamento e engajamento de todos os envolvidos.

Foi enfatizado que o inpEV é uma entidade sem fins lucrativos e que 100% das fabricantes/titulares de registro são associadas ao Instituto, contribuindo para a manutenção e evolução do programa. Ao longo de 21 anos, já foram investidos mais de R$ 2 bilhões para garantir a operação e eficácia do Sistema Campo Limpo.

Processos e melhorias contínuas

Alexander Augusto dos Santos, gerente de destinação final, desenvolvimento tecnológico e logística do inpEV, abordou o funcionamento da Declaração Anual de Embalagens, destacando sua importância para o rateio orçamentário e para a definição das taxas de afiliação. Esse processo, conduzido por um sistema desenvolvido pelo próprio inpEV, garante que os dados de comercialização sejam utilizados de forma eficiente e transparente na composição do orçamento anual.

Regina Sousa, gerente administrativa e financeira do inpEV, após todo o embasamento jurídico e de volume de embalagens, apresentados anteriormente por seus colegas, apresentou o fluxo processo orçamentário, destacando a importância dos meses de agosto e setembro para a aprovação de decisões estratégicas pela Assembleia Geral. A estrutura de governança do Instituto conta com comitês técnicos e decisórios, incluindo os de logística, tributário e trabalhista.

Principais dúvidas e próximos passos

O encontro também foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as bases para elaboração do orçamento, o cumprimento da legislação vigente e a destinação final correta das embalagens vazias. A troca entre os participantes e os representantes do Sistema Campo Limpo permitiu um aprofundamento técnico essencial para a melhoria contínua do Sistema. Trata-se de um momento importante e rico para troca de conhecimento e experiências entre os presentes, todos integrantes do Sistema Campo Limpo. Os próximos encontros serão marcados no momento oportuno para dar sequência com as ações ao longo do ano.