O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) está sediado em São Paulo (SP). No final de 2023, possuía 421 funcionários.
Parte das centrais (36) e a totalidade dos postos (316) de recebimento de embalagens vazias de defensivos são administradas pelos canais de vendas de defensivos, que se organizam em associações.
No entanto, em 2019 o inpEV começou a implementar o Programa de Gestão Integrada de Centrais, assumindo a gestão de parte das Centrais de Recebimento. Em dezembro de 2023, 64 das 100 centrais do Sistema estavam sob administração do inpEV, todas com ISO 9001 – em 2019, apenas seis eram administradas pelo Instituto.
A iniciativa vem resultando em ganhos de produtividade, segurança, qualidade e compliance nas unidades. Outro impacto positivo é a redução de custos para o Sistema como um todo e para os canais de distribuição.
O fim é o recomeço
A destinação correta das embalagens é selada em 12 empresas parceiras do inpEV, sendo dez recicladoras e duas incineradoras. Nas recicladoras, as embalagens darão origem a 38 novos produtos, como novos artefatos de defensivos, tubos de esgoto, moldes em papelão, entre outros.