Notícias

inpEV participa: Tecnoagro 2025 – A maior feira de tecnologia agrícola da região norte e nordeste do Mato Grosso do Sul   

Participação no evento reforça o compromisso do setor agrícola com a sustentabilidade e a importância da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, realizada pelos elos que compõem o Sistema Campo Limpo 

Equipe do Evento com Hamilton Rondon (Coordenador Regional Institucional inpEV), Vânia Melo (Presidente do CREA-MS), Rogério Beretta (Secretário Executivo SEMADESC) e Lúcio Lagemann (Assessor de Logística) no estande oficial de 2025

A 27ª edição da Tecnoagro 2025, maior feira de tecnologia agrícola da região norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, reuniu na sede da Fundação Chapadão, em Chapadão do Sul, os principais atores do agronegócio brasileiro, destacando a importância da sustentabilidade e da responsabilidade compartilhada no setor. O evento contou com a participação do inpEV em estande feito em parceria com o CREA-MS, Mútua-MS e Andav, e foi essencial para reforçar o compromisso do Instituto com a logística reversa e a correta destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. 

“Neste ano, a Tecnoagro contou com a presença de mais de 100 expositores e mais de 200 marcas representadas. A expectativa foi de que se tornasse um verdadeiro ponto de negócios e de difusão de tecnologia. Esperávamos que o público que participou do evento saísse com muito conhecimento e que diversas negociações se concretizassem. Aproveitando o momento, vale ressaltar que o setor agro evoluiu nos últimos anos, sempre com foco na sustentabilidade. A meta foi produzir mais na mesma área, sem expandir as fronteiras agrícolas, garantindo a proteção e a preservação ambiental.”  comenta Ilton Henrichsen, Presidente da Fundação Chapadão. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2025-03-20-at-09.59.10-1-576x1024.jpeg
Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel em encontro com Hamilton Rondon (Coordenador Regional Institucional inpEV), Vânia Melo (Presidente do CREA-MS) e Ilton Henrichsen (Presidente da Fundação Chapadão) 

Segundo Hamilton Rondon, coordenador regional institucional do inpEV, a interação entre os diferentes elos da cadeia é essencial para o sucesso do sistema. “Participamos no Tecnoagro 2025 e conversamos com todos os elos da cadeia, sejam os produtores rurais, sejam os revendedores, as cooperativas, os fabricantes e o próprio poder público. Hoje cada um com a sua devida responsabilidade, no que chamamos de responsabilidades compartilhadas. Cada um falando um pouco do seu trabalho e mostrando o porquê de o Brasil ser referência mundial na destinação final das embalagens vazias de defensivos agrícolas”, destacou. 

Sustentabilidade como diferencial competitivo 

O prefeito de Chapadão do Sul, Walter Schlatter, reforçou a importância da sustentabilidade para a competitividade do agronegócio brasileiro. “Esse programa é fundamental para o sucesso do agronegócio brasileiro. Hoje, temos que produzir com sustentabilidade. Com isso, abrimos fronteiras e conseguimos colocar nossos produtos em qualquer país do mundo. O Brasil e os produtores estão de parabéns, pois o Sistema Campo Limpo é uma referência mundial”, afirmou. A abertura da Tecnoagro 2025 também contou com a presença de importantes autoridades, incluindo o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, os deputados estaduais Júnior Moque e Pedro Lúcia Neto, além de Jaime Verruck, Marcelo Bertoni e demais líderes do setor agropecuário. 

Sistema Campo Limpo: eficiência e compromisso ambiental 

O Secretário Executivo da SEMADESC – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul Rogério Thomitão Beretta, ressaltou a eficiência do Sistema Campo Limpo. “O Sistema Campo Limpo é um dos mais eficientes do Brasil, com níveis de retorno de embalagem acima de 95%. É um modelo que normatiza todos os elos da cadeia, garantindo a correta destinação das embalagens vazias”, pontuou. 

Lucas Galvan, Superintendente da FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e do SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural destacou o papel do SENAR na disseminação de boas práticas. “No SENAR, atendemos hoje 10 mil produtores com assistência técnica, e os conceitos do Sistema Campo Limpo são fundamentais para garantir que os produtores realizem a logística reversa corretamente. O Mato Grosso do Sul, além de ser um estado produtivo, também é um exemplo em descarte correto de embalagens”, afirmou. 

O Secretário de Estado do Mato Grosso do Sul Jaime Verruck com Hamilton Rondon (Coordenador Regional Institucional inpEV) e Vânia Melo (Presidente do CREA-MS)  

A presidente do CREA-MS, Vânia Melo, enfatizou a parceria entre Crea-MS, a Mútua -MS e o inpEV. “Essa parceria existe há bastante tempo, principalmente na área da agronomia, buscando trazer informação e conhecimento para os nossos profissionais e para a sociedade. Eventos como o Tecnoagro são fundamentais para disseminar essas práticas.” 

Engajamento do setor e sucesso do programa 

Tecnoagro
Participantes da 27ª Edição posam com Olímpio, personagem que simboliza o trabalho realizado pelo Sistema Campo Limpo 

De acordo com Pompilio Rocha, Vice-presidente da Fundação Chapadão, o engajamento de todos os elos da cadeia para o sucesso do programa é essencial. “O agricultor entendeu que precisa fazer sua parte e garantir o destino correto das embalagens. Se não houvesse essa parceria entre produtores, revendas, indústrias e o sistema de recebimento, não teríamos o êxito que temos hoje”, concluiu. 

A Tecnoagro 2025 reuniu mais de 15 mil pessoas durante os três dias de evento e, além de destacar as tecnologias do setor, reafirmou a importância da sustentabilidade e da responsabilidade compartilhada no agronegócio, consolidando o Brasil como referência mundial na gestão e destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas. 

Tecnoagro
27ª edição da Tecnoagro 2025 reuniu mais de 15 mil participantes durante três dias de feira