Notícias

Excelência em Educação: Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo é premiado em Minas Gerais! 

InpEV é reconhecido pelo impacto positivo na formação de estudantes conscientes e engajados em práticas sustentáveis 

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) foi reconhecido com o Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas, na categoria Sociedade Civil Organizada/ONG, concedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMA) e pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) de Montes Claros (MG). A premiação celebra a excelência do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, iniciativa que promove a educação ambiental crítica para alunos e professores do 4º e 5º anos do ensino fundamental desde 2010.

Crédito: Samuel Mendes e equipe

A solenidade de entrega do Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas ,ocorreu no dia 19 de dezembro, no auditório do CREA, em Ibituruna/MG. O inpEV esteve representado por Samuel Silva, gestor da Central inpEV de Montes Claros. “Esta conquista reforça o compromisso do inpEV com a sustentabilidade e com o nosso propósito de transformar através da educação ambiental”, declarou Samuel em agradecimento durante a cerimônia. Ele acrescentou: “É gratificante ver o impacto positivo do PEA Campo Limpo na formação de jovens conscientes e engajados em práticas sustentáveis aqui em Montes Claros e em todo o Brasil.”

Prêmio Mérito Ambiental Professor Ivo das Chagas
Crédito: Samuel Mendes e equipe

O PEA Campo Limpo, criado em 2010, tem como objetivo apoiar instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente. Entre seus objetivos principais estão:

  • Conscientizar professores e alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental sobre a responsabilidade compartilhada dos diversos atores da sociedade na gestão adequada de resíduos sólidos.
  • Estimular mudanças atitudinais e o protagonismo desses alunos, incentivando a adoção de práticas de consumo consciente que contribuam para a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento de resíduos sólidos, além da disposição final ambientalmente adequada de rejeitos.

Anualmente, o programa distribui kits de educação ambiental para escolas públicas e privadas da rede de relacionamento das Unidades de Recebimento de Embalagens Vazias do Sistema Campo Limpo em todo o país. Esses kits incluem materiais como caderno do professor, pôster temático, jogo colaborativo e outros recursos de apoio em sala de aula. Em Minas Gerais, o PEA Campo Limpo atendeu cerca de 12 mil alunos em 2023, incluindo escolas localizadas nas cidades do entorno das centrais.

Crédito: Samuel Mendes e equipe


“Atendemos também escolas que estão nas cidades do entorno das centrais. Contamos com muitos parceiros e esperamos contribuir para o desenvolvimento de uma mentalidade que ajude o agricultor, as comunidades e o País a se desenvolver com mais consciência ambiental”, afirma a gerente de Sustentabilidade do inpEV, Marilene Iamauti.

O Sistema Campo Limpo (SCL), responsável pela logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, é uma iniciativa pioneira no Brasil que contribui para a preservação ambiental por meio da colaboração entre os elos da cadeia agrícola. O Sistema atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), reforçando seu impacto positivo no cumprimento das metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“O reconhecimento da Prefeitura de um município tão importante na cadeia do agro como Montes Claros sinaliza que estamos no caminho certo, impactando milhares de alunos e, por meio deles, toda a comunidade. Sabemos que as crianças são grandes vetores de mudança de hábitos dentro das famílias. Todo o nosso material está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e é de fácil aplicação pelo professor de forma transversal”, finaliza Marilene Iamauti.

A premiação é um reconhecimento à dedicação do inpEV, de seus parceiros e da comunidade educativa em promover transformações significativas para o meio ambiente. O inpEV reafirma seu compromisso em continuar fazendo a diferença com a educação ambiental e iniciativas sustentáveis.

Para mais informações sobre o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, acesse: www.inpevcampolimpo.org.br. Caso deseje aplicar o PEA Campo Limpo em sua escola, entre em contato com o Gestor da Unidade de Recebimento mais próxima.