Notícias

7 verdades que só quem já separou embalagens vazias no campo vai entender

Mais do que uma obrigação, separar corretamente as embalagens vazias é um gesto de responsabilidade ambiental que reflete o compromisso diário do agricultor com o futuro do agro

Separar, lavar, secar, furar, entregar. Parece simples? Só parece. Quem já vive essa rotina sabe que tem muita história por trás do processo. E algumas situações viram até tradição. Se você é agricultor e participa do Sistema Campo Limpo, vai se ver em pelo menos cinco dessas verdades abaixo:

1. “A hora da tríplice lavagem é sagrada. E quem faz só duas, não entra no céu do agro.”

Você já virou professor na hora de realizar a tríplice lavagem. Sabe o tempo certo, o jeito certo, e até já explicou para o vizinho agricultor como se faz. Virou especialista — e tem orgulho disso. Afinal, lavar corretamente é proteger o solo, a água e impulsionar os impactos positivos ao meio ambiente.

Créditos: inpEV

2. “Pior que esquecer o celular é esquecer o prazo de devolução.”

A notificação da entrega das embalagens está ali na porta da geladeira, no calendário do WhatsApp, no grupo da cooperativa. E mesmo assim, com o prazo estipulado na nota, você quase esquece o limite de devolução da sua embalagem vazia.

Spoiler: Agricultor parceiro do Sistema nunca esquece de verdade. Como um elo essencial do Sistema Campo Limpo, você sabe como acompanhar os prazos, contribuindo para um agro sustentável.

Créditos: inpEV

3. “Choveu justo no dia da entrega e você foi assim mesmo.”

Chuva, barro, pneu escorregando. Mas não tem tempo ruim quando o compromisso é com o meio ambiente. Você carregou as embalagens de modo seguro e corretamente em seu meio de transporte – na carroça, no trator – e cumpriu a sua parte!

4. “Você já separa as embalagens melhor que muita gente separa o lixo em casa.”

Embalagem rígida? Aqui. Tampa? Ali. As embalagens vazias já saem organizadas, triplamente lavadas, limpas e inutilizadas. E você ainda dá aquela conferida final como quem arruma a própria plantação: com capricho e atenção.

Créditos: inpEV

5. “Já deu aula sobre o Sistema Campo Limpo sem nem perceber.”

Se alguém perto de você não sabia o que fazer com embalagens vazias, agora sabe.

Porque você, como elo da cadeia agrícola, explicou como realizar a devolução do jeito certo. E devolução agendada é destino certo!

Créditos: inpEV

6. “O dia da entrega é quase como dia de colheita: tudo tem que estar no ponto certo.”

Acorda mais cedo, organiza as embalagens, calcula o tempo até o ponto de recebimento, avisa o ajudante. É planejamento, esforço e atenção para dar tudo certo — e a sensação de missão cumprida no final é parecida também.

7. “A sensação de entregar tudo no prazo e do jeito certo é melhor que colheita boa.”

(Ok, talvez não melhor, mas está quase lá!)

Tem algo profundamente gratificante em ver o resultado de um trabalho bem-feito. Você sai do ponto de entrega com orgulho no peito, a consciência tranquila  por ter cumprido a sua parte e aquela boa sensação em contribuir para impactar positivamente o meio ambiente.

Não tem troféu, não tem aplauso — mas tem algo ainda mais valioso: a certeza de que você fez sua parte por um agro mais responsável e sustentável. E, convenhamos, isso vale tanto quanto uma colheita das boas.

Créditos: inpEV

Se você se identificou com cinco ou mais dessas verdades… parabéns! Você é parte fundamental de um dos Sistemas de logística reversa mais eficientes do mundo. E o Brasil agradece.

Continue fazendo a diferença. Compartilhe essa lista com quem também faz parte do Sistema Campo Limpo e ajude a inspirar mais histórias de responsabilidade no campo.