Quem financia

Para assegurar o funcionamento do Sistema Campo Limpo, cada agente da cadeia agrícola arca com uma parte das despesas.

Agricultores são responsáveis pela lavagem e transporte das embalagens até os pontos de devolução. Os canais de distribuição (revendedores e cooperativas) são responsáveis pela construção e administração das unidades de recebimento (60% delas são administradas pelo inpEV), enquanto o governo fiscaliza e apoia a educação e conscientização dos agricultores.

A indústria fabricante financia o inpEV, que é quem faz a gestão do Sistema Campo Limpo, cobrindo a maior parte dos custos, incluindo infraestrutura, 60% das unidades de recebimento, logística das embalagens para a destinação final, ações de comunicação e educação, entre outros. Clique aqui para ver os associados do inpEV).

Além disso, o inpEV busca a autossuficiência econômica do sistema. Em 2008, criou a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. e, em 2015, a Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas Ltda., empresas que geram receitas e fecham o ciclo da economia circular com a fabricação de embalagens de defensivos agrícolas a partir de resina reciclada.

Quem custeia o Sistema

Além disso, o inpEV busca a autossuficiência econômica do sistema. Em 2008, criou a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A e, em 2015, a Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas Ltda., empresas que geram receitas e fecham o ciclo da economia circular com a fabricação de embalagens de defensivos agrícolas a partir de resina reciclada.