Voltar ao Site Principal
Cerimônia de inauguração teve a presença do secretário da Agricultura de Minas Gerais, Thales Almeida Pereira Fernandes
SISTEMA EM FOCO
Posto de recebimento é inaugurado em Contagem (MG)
Localizada no CEASA do município, a unidade facilita a devolução de embalagens pelo agricultor
A inauguração ampliará a malha de recebimento de embalagens de Minas Gerais, chegando a 9 unidades nas regiões estratégicas do estado
Antonio Carlos Amaral
Os agricultores de 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte terão mais facilidade para devolver as embalagens pós-consumo de defensivos agrícolas. Foi inaugurado em junho o posto CEASAMINAS, em Contagem (MG), que será gerenciado pela ARDAVPR - Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas do Vale Paraopeba e região. A unidade tem 100 m2 de área construída e poderá receber mais de 4 toneladas/mês de material, que será encaminhado para processamento na central de São Joaquim de Bicas (MG).
Devido à sua localização estratégica, o posto otimizará o tempo dos agricultores da região por permitir que eles devolvam as embalagens no mesmo lugar de entrega de sua produção agrícola, gerando economia de tempo e combustível. "Antes da inauguração, o produtor chegava a rodar até 100 km para deixar seus produtos no CEASA, devolver as embalagens na central de São Joaquim de Bicas e retornar à propriedade, dependendo de sua localização. Isso podia levar até 3 horas do seu dia de trabalho", explica o presidente da ARDAVPR, Jaeder Santana Soares.
Antonio Carlos Amaral, Gerente de Operações Nacional do InpEV
O posto, que entrará em operação assim que as licenças saírem, funcionará como uma extensão da central de São Joaquim de Bicas, ficando responsável pelo recebimento e triagem por tipo de material, tamanho e cor. Depois de separadas, as embalagens tríplice lavadas são processadas na central, onde são colocadas diretamente na prensa. "Com a primeira etapa sendo feita no posto, a equipe da central poderá se dedicar a outras atividades, aumentando sua produtividade", destaca Antonio Carlos Amaral, gerente de operações do InpEV.
“A inauguração ampliará a malha de recebimento de embalagens de Minas Gerais, chegando a 9 unidades nas regiões estratégicas do estado. Minas Gerais responde por 7% do total de embalagens destinadas corretamente no Brasil, que em 2021 foi de cerca de 53,5 mil toneladas", completa.
O inpEV esteve presente na 7ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, realizada entre 7 e 9 de junho, em Belo Horizonte (MG). O evento incluiu palestra do gerente de Operações do inpEV, Antonio Carlos Amaral, que apresentou o funcionamento do Sistema Campo Limpo e seus principais resultados e benefícios para o meio ambiente.
Também estiveram presentes vários coordenadores regionais do instituto, que se encontraram com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, e com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Thales Fernandes.
VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO
Um caminho marcado pela inovação
Posto de Manaus amplia número de recebimentos itinerantes
Inovação na prensagem permite aumentar a produtividade da operação
MP do Mato Grosso do Sul reconhece importância do inpEV
DNCL promove ação de sustentabilidade
Avanços constantes em reciclagem