Voltar ao Site Principal
Quebra-cabeça educativo fez parte da Sipat, na central de Goianésia (GO)
SISTEMA EM FOCO
Sipat do Sistema Campo Limpo aborda cuidado com o próximo
Palestras e atividades práticas e lúdicas engajaram equipes de todo o país em torno de ações para promover a segurança
A avaliação final é que as dinâmicas realizadas tiveram ótima aceitação. Houve grande adesão e comprometimento, com resultados excelentes
Sheila Cotta
“Cuido de mim, cuido de você, cuidamos de todos”. Essa assinatura espalhada por 98 unidades de recebimento do país e escritório do inpEV em São Paulo deu o tom da 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) do Sistema Campo Limpo. Realizadas entre 19 e 23 de outubro, as atividades procuraram sensibilizar os funcionários para a importância de, além do autocuidado, também cuidar do próximo.
“Foi gratificante vencer o desafio de realizar um evento remoto, tomando todos os cuidados que o momento exige, mas sem deixar de entregar nossa mensagem sobre a necessidade de cuidarmos uns dos outros, tão alinhada com nosso contexto atual de pandemia”, afirma Sheila Cotta, coordenadora de Segurança do inpEV.
Dois pontos importantes abordados foram a necessidade de abertura para escutar o colega e o foco em organização e limpeza. “Procuramos mostrar que a percepção de risco do colega pode ser diferente da nossa. Longe de ter uma reação negativa, devemos ouvir porque essa fala pode refletir uma preocupação com nossa segurança”, recomenda Sheila.
Atividades da Sipat aconteceram com medidas preventivas contra a covid-19
Por meio de palestras a distância, Diálogos de Segurança Especiais e atividades lúdicas (caça-palavras, quebra-cabeça, encontre o erro e palavras cruzadas), com o tema “Quando cuidamos uns dos outros, cuidamos da nossa segurança”, os colaboradores puderam se aprofundar para que o discurso de cuidado seja cada vez mais incorporado à prática.
Todos os dias, duas centrais de recebimento foram sorteadas para fazer um tour virtual, apresentando a unidade para as demais. “Todos gostaram de acompanhar o tour e foram capazes de identificar oportunidades de melhoria para adotar em sua central. A avaliação final é que as dinâmicas realizadas tiveram ótima aceitação. Houve grande adesão e comprometimento, com resultados excelentes”, conclui a coordenadora.
VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO
Superação de desafios inéditos
Juntos, superamos um ano atípico
Formação de professores é avanço do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo
Programa de Educação Ambiental Campo Limpo terá kit físico e atividades online
InpEV e Campo Limpo Reciclagem foram finalistas em prêmios internacionais