A matriz do inpEV apresenta oito temas materiais, ou seja, temas considerados relevantes para todos os públicos de relacionamento do Instituto, são eles: Expansão das operações; Ecoeficiência operacional; Inovação e tecnologia; Desenvolvimento humano; Diálogo e cooperação multistakeholder; Educação e conscientização; Logística; e Viabilidade econômica.

Para defini-los, foi adotado um processo de elaboração organizado em três etapas: identificação, priorização e validação estratégica. Na primeira etapa, de identificação, foram listados temas relevantes para o negócio por meio da análise de documentos (diretrizes internas, estudos setoriais e materialidade anterior) e da revisão, com a equipe de gestores, dos principais impactos, públicos envolvidos e áreas. Em seguida, na etapa de priorização, foram realizadas entrevistas externas, internas e consulta on-line com gestores, funcionários e associados. Por fim, a última etapa consistiu na validação estratégica da lista de temas materiais com a diretoria do inpEV.

Ao longo de todo esse processo, os públicos consultados pelo inpEV foram seu diretor-presidente, os gestores do Instituto, especialistas externos, colaboradores e associados. Esses públicos foram definidos considerando-se o grau de influência do inpEV sobre eles e seu impacto sobre o Instituto.

Nos próximos capítulos, serão apresentados os principais projetos e ações do inpEV desenvolvidos em 2018, correlacionados a cada tema material.