Como representante da indústria de defensivos agrícolas para fins de logística reversa, o desenvolvimento e a aplicação de ações de educação e conscientização fazem parte das atividades do inpEV desde sua fundação. A área de Comunicação e Educação encarrega-se de realizar a gestão do tema, desenvolver materiais educativos, direcionar sua aplicação e mensurar resultados. Em 2018 os principais projetos e resultados foram:

Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL)

Desde 2005, o inpEV comemora o Dia Nacional do Campo Limpo, uma celebração que reconhece a importância do envolvimento de todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, canais de distribuição, fabricantes e poder público – para o sucesso do Sistema Campo Limpo. O Dia Nacional do Campo Limpo já reuniu mais de um milhão de pessoas em todo o Brasil, desde sua criação.

Atividade educacional
Atividade lúdica e educacional realizada no Dia Nacional do Campo Limpo 2018.

Em 2018, a central do inpEV em Rondonópolis, MT, sediou o evento oficial de sua 14º edição, cujo tema foi “Compartilhando Responsabilidades, Comemorando Resultados!”. Ao lado de representantes do Sistema, a unidade recebeu autoridades e pessoas da comunidade do entorno, e ainda cerca de 350 crianças de escolas municipais.

Além de Rondonópolis, no último ano foram promovidas ações especiais para a data em outras 107 centrais do Sistema, em 22 estados do Brasil, abrangendo 77 mil participantes, entre autoridades, comunidade, escolas, universidades, parceiros, agricultores, recicladores, entre outros. As unidades promoveram atividades lúdicas e educativas ligadas ao funcionamento do Sistema e à conservação ambiental, além de incluir em sua programação modalidades locais da celebração, como o DNCL Portas Abertas; o DNCL Solenidade, que inclui a presença de autoridades públicas; o DNCL Universitário, que promove ações voltadas para estudantes de Ensino Técnico e Superior; o DNCL Ação com Agricultor, que realiza a difusão de informações e soluções sustentáveis entre agricultores; e o DNCL Ação Comunitária, que estimula o envolvimento da comunidade em práticas em prol do meio ambiente.

Programa de Educação Ambiental Campo Limpo

Em 2010, o inpEV lançou seu Programa de Educação Ambiental, contribuindo para a conscientização ambiental de estudantes do Ensino Fundamental. Articulando escolas e produzindo materiais estimulantes sobre os temas trabalhados, desde 2016 o programa vem desenvolvendo a temática das responsabilidades compartilhadas na gestão dos resíduos sólidos, tendo focado, nesse ano, no papel da comunidade e, no ano seguinte, 2017, na importância da escola para a questão. Em 2018, o programa voltou seu foco para a contribuição das famílias na destinação correta dos resíduos sólidos.

No último ano, o programa teve a participação de 101 centrais do inpEV, que o levaram para 2.462 escolas brasileiras, alcançando um público de aproximadamente 231 mil alunos de 4º e 5º anos, com o envolvimento de cerca de 12 mil profissionais de educação, entre professores das turmas e membros das equipes de gestão das escolas. Assim, em 2018 o programa conseguiu alcançar 298 municípios em 22 estados.

Das escolas participantes do programa, 36% estão situadas na zona rural dos municípios atendidos, 90% são públicas e pertencentes a redes municipais de ensino, e apenas 3% são escolas particulares.

Programa de Educação Ambiental Campo Limpo em números
  2016 2017 2018
Municípios envolvidos 274 294 298
Centrais participantes 100 104 101
Escolas participantes 2.060 2.380 2.462
Salas de aula abrangidas 8.360 9.743 9.722
Alunos engajados 210.428 228.962 230.857

Educação a Distância

Por meio de seu site, o inpEV oferece gratuitamente o Curso de Educação a Distância do Sistema Campo Limpo, que trata da legislação regulamentadora do descarte de embalagens vazias de defensivos agrícolas, das responsabilidades de cada um dos elos envolvidos, do trabalho realizado nas unidades de recebimento e da destinação adequada (reciclagem ou incineração). Ao concluir o curso, os alunos podem imprimir um certificado de participação.

Disponibilizado em 2007 na versão web, o curso está sendo reestruturado em uma nova plataforma, com linguagem e forma de apresentação mais atualizada e oferecendo recursos digitais mais atrativos. Seu lançamento deverá ocorrer no início de 2019.

Em 2018, mais de 14 mil alunos realizaram o Curso de Educação a Distância. Esse número expressivo foi alcançado por meio da contribuição do Desafio Universitário inpEV, uma parceria entre o Instituto e a Enactus que promoveu a divulgação do Sistema Campo Limpo no ambiente acadêmico.

Desafio Universitário inpEV

Em 2018 o Instituto firmou parceria com a Enactus Brasil e lançou o Desafio Universitário inpEV, propondo reconhecer as iniciativas mais bem-sucedidas de divulgação do Sistema Campo Limpo no ambiente acadêmico, a partir do Curso de Educação a Distância do Sistema Campo Limpo, disponível no site do inpEV.

Na primeira etapa do prêmio, 66 times Enactus se dedicaram à divulgação do curso no meio universitário, conseguindo mais de 10 mil certificados de conclusão. Na fase seguinte, os professores das instituições de ensino levaram os conhecimentos adquiridos no curso para alunos de diferentes carreiras. Para a terceira fase foram classificados os quatro grupos que mais se destacaram nas primeiras etapas, os quais foram desafiados a organizar e executar o evento “Sistema Campo Limpo Day”, com o tema ecoeficiência.

Os quatro times finalistas da terceira etapa foram a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e três instituições do Ceará, a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), a Faculdade Vale do Salgado (FVS) e o campus Iguatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Após a avaliação dos finalistas – que compreendeu o comprometimento com o tema, a interação entre palestrante e público, a estética e decoração do evento, o compromisso com a agenda e o credenciamento e gestão geral do evento, o primeiro classificado foi a FVS, seguida pelo IFCE.