Eficiência nas unidades de recebimento
O inpEV está sempre em busca de formas de tornar sua operação mais eficiente, investindo na produtividade do Sistema.
Um dos projetos que comprovam isso começou em 2015 e tem implementação prevista para 2019. Ele busca incrementar a eficiência do processo, por meio da mudança nos procedimentos de limpeza de rótulos e bulas das embalagens plásticas rígidas: elas deixarão de ter rótulos e bulas retirados manualmente nas centrais e postos, para que sejam retirados nas recicladoras parceiras do Sistema Campo Limpo, de forma automatizada. A iniciativa trará ganhos operacionais, além de reduzir custos e elevar a eficiência nas operações.
Iniciado em 2017, também está em andamento o projeto de compactação das embalagens, que busca identificar um equipamento mais eficiente para esse tipo de atividade. Além disso, em 2018 o inpEV concluiu um estudo de viabilidade e piloto para realizar a reciclagem de embalagens rígidas não lavadas, em vez de destiná-las à incineração. O processo está previsto para entrar em operação em 2019 e trará impactos positivos para o Sistema Campo Limpo.
Projeto de Suprimentos
Um dos grandes desafios do inpEV em 2018 foi a reestruturação de sua área de Suprimentos, projeto que teve início em 2017 – com um diagnóstico, feito por uma consultoria externa, para identificar pontos de melhoria e oportunidades para a área – e cuja conclusão está prevista para o início de 2019.
No último ano, o inpEV abraçou a tarefa de avançar a partir do que foi identificado no diagnóstico, colocando em prática ações como a implantação de novas metodologias e ferramentas, o treinamento de colaboradores e a concepção de novos processos e fluxogramas. Um dos destaques desse processo foi a implantação de uma ferramenta de Strategic Sourcing, que permite à área de Suprimentos definir a melhor forma de compra para cada produto ou serviço.

Um dos resultados desse projeto refere-se a um estudo para aquisição de fitas e selos de forma centralizada, mudança que trará ganhos financeiros. O Instituto já iniciou negociações com dois fornecedores para garantir o atendimento de todas as suas unidades de recebimento com previsão de início em 2019.
Além disso, estudos sobre fornecimento de equipamentos de proteção individual tem sua previsão de conclusão para o início de 2019, contemplando as adequações exigidas pelo eSocial na saúde e segurança do trabalho.
Gestão do Conhecimento inpEV
Lançado no início de 2018, o Portal do Conhecimento inpEV é uma plataforma que busca registrar, organizar e disponibilizar para consulta, de forma estruturada, o conhecimento adquirido ao longo dos anos pelo Instituto, a fim de apoiar as tomadas de decisões e a continuidade das boas práticas por ele adotadas. Além disso, a plataforma funciona como um banco de informações sobre o desenvolvimento da logística reversa no Brasil.
Os trabalhos para a construção do portal tiveram início em 2017, com a realização de entrevistas com gestores, produção de vídeos e análise de materiais já existentes para compor seu conteúdo. Em 2018, com o lançamento do portal, o inpEV procurou fomentar a cultura de uso dos seus recursos, além de planejar melhorias e novas funcionalidades, a serem implementadas em 2019. O plano é oferecer mais funcionalidades de comunicação e recursos humanos, tornando o portal ainda mais atrativo.