Ecoeficiência do Sistema Campo Limpo 305-5

O Sistema Campo Limpo tem sua ecoeficiência avaliada todos os anos por meio de um estudo de análise de ciclo de vida realizado pela Fundação Espaço Eco (espacoeco.org.br) e acompanhado pela área de Sustentabilidade do inpEV. Estabelecendo uma comparação entre o cenário constatado no momento do estudo e um cenário hipotético em que o Sistema não exista, como ocorria até 2002, o estudo tem consistentemente concluído que o Sistema Campo Limpo é a alternativa mais ecoeficiente para o recebimento e a destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil.

Um destaque relacionado à eficiência energética em 2018 foi a instalação, em outubro, de um sistema fotovoltaico na central de Unaí, MG. Com a mudança, foi constatada uma redução de 88% no consumo de energia elétrica na unidade, nos meses de novembro e dezembro do último ano, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

De 2002 a 2018, o Sistema Campo Limpo contribuiu para:

Redução de 688 mil tCO2 Para capturar essas emissões, seria necessário plantar 4 milhões de árvores.

Economia de 30 bilhões de MJ Isto é equivalente ao abastecimento anual de 4 milhões de residências.

Recertificação ISO 9001

O inpEV obteve a renovação do certificado NBR ISO 9001:2015, em 2018. Nesse último ciclo, foi incluída no escopo a central de Uruçuí, PI, que passa a exibir a certificação, ao lado das centrais de Boa Vista do Incra, RS, Rondonópolis, MT, Taubaté, SP e Unaí, MG.

A certificação das cinco centrais ficou a cargo do órgão BRTÜV - Tüv Nord Group, que realizou auditoria sobre os processos de recebimento, segregação, processamento, armazenamento e envio das embalagens à destinação final. Também foram auditados os processos do inpEV na gestão das centrais de recebimento, da logística e da destinação final das embalagens vazias.

A renovação do certificado de qualidade atesta que o inpEV cumpre as boas práticas do setor, trazendo segurança para todos os seus públicos de interesse e especialmente para os colaboradores das unidades de recebimento, que têm clareza das premissas administrativas, operacionais e de recursos humanos que gerem seu trabalho.

Em 2018, passando por seu oitavo ciclo de auditoria, o inpEV obteve a renovação do certificado NBR ISO 9001:2015, que atesta a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade das organizações ao seu conjunto de normas.