Sediado em São Paulo, atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo (SCL) – programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias ou contendo sobras pós-consumo de defensivos agrícolas.
Com uma composição que agrega mais de cem empresas fabricantes de defensivos agrícolas e entidades que representam o setor, distribuidores e agricultores, a criação do inpEV possibilitou integrar os diferentes elos da cadeia agrícola e o setor público, orientando o ciclo das embalagens pós-consumo desde o campo até a sua correta destinação. Ainda, conforme previsto em legislação, o Instituto promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, responsabilidade compartilhada com os distribuidores e o poder público.
Nas centrais de recebimento as embalagens são separadas, prensadas e enfardadas antes de seguirem para a reciclagem ou incineração.
1. A Lei Federal n.º 9.974/00 modificou a Lei n.º 7.802/89 e estabeleceu os princípios para o manejo e a destinação ambientalmente correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas a partir de responsabilidades compartilhadas entre todos os agentes da produção agrícola: agricultores, canais de distribuição e cooperativas, indústria e poder público.
Missão, Visão e Valores 102-16
Missão
Contribuir para a conservação do meio ambiente e do Sistema Campo Limpo, por meio da gestão autossustentável da destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários e da prestação de serviços na área de resíduos sólidos, com envolvimento e integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola.
Valores
- Atitude integradora: é a característica de liderança do Instituto, a valorização do trabalho em equipe, a integração dos elos da cadeia e a disseminação do conhecimento.
- Inovação: é dinamismo, empreendedorismo, criatividade e superação de desafios que posicionam o inpEV como referência mundial na logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
- Integridade: é ter o comportamento pautado pela ética, respeito às diferenças, transparência em todas as ações realizadas, e veracidade das informações.
- Responsabilidade socioambiental: é a razão de ser do Instituto, que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo.
- Segurança: é o zelo pelo bem-estar e integridade física de nossos colaboradores e de todos os envolvidos no Sistema Campo Limpo, bem como a proteção de informações e do patrimônio.
Visão
Ser reconhecido mundialmente como centro de excelência na destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários, como referência na prestação de serviços na área de resíduos sólidos, e tornar-se autossustentável no Brasil.