Sumário de conteúdo da GRI |GRI G4-32|
Conteúdos padrão gerais | Página/resposta | Verificação externa |
ESTRATÉGIA E ANÁLISE | ||
G4-1 Mensagem do presidente | Não | |
G4-2 Descrição dos principais impactos riscos e oportunidades | Atento às mudanças climáticas, o inpEV tem compromisso com a minimização de seus impactos sobre o clima por meio de sua operação direta e na gestão do SCL, reduzindo a geração de resíduos e, consequentemente, o consumo de energia. As principais ações desenvolvidas são abordadas nas seções que tratam do Sistema Campo Limpo e de gestão ambiental. | Não |
PERFIL ORGANIZACIONAL | ||
G4-3 Nome da organização | Não | |
G4-4 Principais marcas, produtos e/ou serviços | Não | |
G4-5 Localização da sede da organização | Não | |
G4-6 Países onde estão as principais unidades de operação ou as mais relevantes para os aspectos da sustentabilidade do relatório | Não | |
G4-7 Tipo e natureza jurídica da propriedade | Não | |
G4-8 Mercados em que a organização atua | Não | |
G4-9 Porte da organização | Não | |
G4-10 Perfil dos empregados | Não | |
G4-11 Percentual de empregados cobertos por acordos de negociação coletiva | Todos os colaboradores do inpEV são abrangidos por acordos coletivos de trabalho negociados com sindicatos locais de São Paulo, Rondonópolis e Alto Parnaíba e seguem contratos de trabalho regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). | Não |
G4-12 Descrição da cadeia de fornecedores da organização | Pela natureza da atuação do inpEV como gerenciador do Sistema Campo Limpo, o principal insumo utilizado são as próprias embalagens vazias de defensivos agrícolas, que são devolvidas nas 410 unidades do SCL. | Não |
G4-13 Mudanças significativas em relação a porte, estrutura, participação acionária e cadeia de fornecedores | Não | |
G4-14 Descrição sobre como a organização adota a abordagem ou princípio da precaução | O inpEV não adota diretamente o princípio da precaução, mas possui gestão de riscos no recebimento e na destinação das embalagens, contribuindo para a redução dos impactos ambientais sobre o campo. | Não |
G4-15 Cartas, princípios ou outras iniciativas desenvolvidas externamente | Não | |
G4-16 Participação em associações e organizações | O instituto é membro da CropLife Latin International e integra os comitês de duas entidades associadas: Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef). | Não |
ASPECTOS MATERIAIS IDENTIFICADOS E LIMITES | ||
G4-17 Entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas e entidades não cobertas pelo relatório | Não | |
G4-18 Processo de definição do conteúdo do relatório | Não | |
G4-19 Lista dos temas materiais | Não | |
G4-20 Limite, dentro da organização, de cada aspecto material | Não | |
G4-21 Limite, fora da organização, de cada aspecto material | Não | |
G4-22 Reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores | Houve reformulação do total de energia consumida (G4-EN3) reportado em 2014. | Não |
G4-23 Alterações significativas de escopo e limites de aspectos materiais em relação a relatórios anteriores | Não | |
ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS | ||
G4-24 Lista de grupos de stakeholders engajados pela organização | Não | |
G4-25 Base usada para a identificação e seleção de stakeholders para engajamento | Os processos de identificação e seleção consideram o grau de influência do inpEV sobre os públicos e o impacto dos mesmos sobre o instituto. | Não |
G4-26 Abordagem para envolver os stakeholders | Não | |
G4-27 Principais tópicos e preocupações levantadas durante o engajamento, por grupo de stakeholders | Não | |
PERFIL DO RELATÓRIO | ||
G4-28 Período coberto pelo relatório | Não | |
G4-29 Data do relatório anterior mais recente | 2014. | Não |
G4-30 Ciclo de emissão de relatórios | Anual. | Não |
G4-31 Contato para perguntas sobre o relatório ou seu conteúdo. | Canal Fale Conosco, no site inpev.org.br. | Não |
G4-32 Opção da aplicação das diretrizes e localização da tabela GRI | Não | |
GOVERNANÇA | ||
G4-33 Política e prática atual relativa à busca de verificação externa para o relatório | Não | |
G4-34 Estrutura de governança da organização | Não | |
ÉTICA E INTEGRIDADE | ||
G4-56 Valores, princípios, padrões e normas de comportamento da organização | Não |
Aspecto | Descrição | Página/resposta | Verificação externa |
Desempenho | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EC1 Valor econômico direto gerado e distribuído | |||
G4-EC4 Ajuda financeira significativa recebida do governo | O inpEV não recebe ajuda financeira de governos nem repasses de agências de crédito. | Não | |
Impactos econômicos indiretos | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EC8 Descrição de impactos econômicos indiretos significativos | O inpEV contribui para a sociedade principalmente na melhoria das condições ambientais, por meio da dinâmica de recebimento e destinação final das embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo realizada pelo SCL, referência no Brasil e no mundo (vide comparativos globais em Sistema Campo Limpo). Atua pelo desenvolvimento econômico por meio dos cerca de 1,5 mil empregos diretos do Sistema Campo Limpo, além dos 63 postos de trabalho do próprio instituto. O inpEV também difunde conhecimento e contribui para o aperfeiçoamento de outros sistemas de logística reversa ao compartilhar as informações do SCL com outros setores produtivos. | Não | |
Energia | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EN3 Consumo de energia dentro da organização | Não | ||
Água | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EN8 Total de água retirada por fonte | Não | ||
Emissões | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EN19 Redução de emissões de gases de efeito estufa | Não | ||
Efluentes e | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EN23 Peso total de resíduos, discriminado por tipo e método de disposição | Não | ||
G4-EN25 Peso de resíduos transportados considerados perigosos | O inpEV não importa nem exporta resíduos perigosos. Os resíduos considerados perigosos transportados pelo SCL são as embalagens não laváveis e as que não foram corretamente lavadas pelos agricultores no momento do preparo da calda do produto. Em 2015, foram transportadas 4,4 mil toneladas desse tipo de material. | Não | |
Produtos e | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EN27 Extensão da mitigação de impactos ambientais de produtos e serviços | Não | ||
G4-EN28 Percentual de produtos e embalagens recuperados, por categoria de produtos | Não | ||
Conformidade | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EN29 Valor de multas e número total de sansões resultantes de não conformidade com leis e regulamentos ambientais | O inpEV cumpre todas as normas ambientais vigentes relacionadas ao exercício da sua atividade e não sofreu nenhuma sanção em 2015. | Não | |
Transportes | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EN30 Impactos ambientais significativos referentes a transporte de produtos e de trabalhadores | Não | ||
Geral | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EN31 Total de investimentos e gastos com proteção ambiental, discriminado por tipo | Não | ||
Mecanismos de queixas e reclamações relativas a impactos ambientais | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-EN34 Número de queixas e reclamações relacionadas a impactos ambientais | Não foi registrada nenhuma queixa em 2015. | Não | |
Saúde e segurança | G4-DMA Forma de gestão | ||
G4-LA5 Percentual da força de trabalho representada em comitês formais de saúde e segurança, composto de empregados de diferentes níveis hierárquicos, que ajudam a monitorar e orientar programas de saúde e segurança no trabalho | Há uma Brigada de Incêndio no escritório de São Paulo composta de cinco colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, que representam 100% dos funcionários do local (27 pessoas), ou seja, 42,9% do total de empregados do inpEV. Em dezembro, a equipe de brigadistas organizou um treinamento para simular o abandono do Edifício PBK, prédio comercial onde funciona a sede do inpEV. | Não | |
G4-LA6 Tipos e taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e número de óbitos relacionados ao trabalho, discriminados por região e gênero | Não | ||
Treinamento | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-LA9 Número médio de horas de treinamento por ano por empregado, discriminado por gênero e categoria funcional | Não | ||
Comunidades Locais | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-SO1 Percentual de operações com programas de engajamento da comunidade local, avaliação de impactos e desenvolvimento local | Não | ||
Conformidade | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-SO8 Valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias | O instituto foi sancionado em dois litígios trabalhistas, de valor aproximado de R$ 310 mil. Não existem outras sanções ou multas. | Não | |
Mecanismos de queixas e reclamações relacionadas a impactos na sociedade | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-SO11 Número de queixas relacionadas a impactos na sociedade registradas, processadas e solucionadas por meio de mecanismo formal | No período coberto pelo relatório não foi registrada nenhuma queixa no canal Fale Conosco, que acolhe as denúncias. | Não | |
Saúde e segurança | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-PR1 Percentual de categorias de produtos e serviços significativas para as quais são avaliados impactos na saúde e segurança buscando melhorias | A atuação do inpEV assegura a destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo, reduzindo os riscos e impactos na saúde e segurança da sociedade. Toda embalagem recebida é vistoriada no momento do recebimento nas centrais e postos do SCL, sendo emitidos recibos de entrega de conformidade aos agricultores. Já as embalagens não conformes (que não foram lavadas adequadamente) são notificadas e encaminhadas para a área segregada (barracão de não lavadas) e as embalagens não pertinentes (que não são de defensivos agrícolas) são devolvidas ao produtor. Os impactos na saúde e segurança e a busca de melhorias nos produtos também são garantidos por meio da certificação ISO 9001 além de ações como: a) programa de manutenção preventiva de equipamentos; b) monitoramento de peso e dimensões de todos os produtos acabados; c) programa de não conformidade de produtos avaliado pelo reciclador; d) tratativa de não conformidades caso a caso; e e) monitoramento de resíduos químicos nas embalagens. | Não | |
Conformidade | G4-DMA Forma de gestão | Não | |
G4-PR9 Valor monetário de multas significativas aplicadas em razão de não conformidade com leis e regulamentos relativos ao fornecimento e uso de produtos e serviços | Não há desconformidade na administração da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. | Não |