EN

Inovação e tecnologia |GRI G4-DMA|

Os temas inovação e tecnologia atuam de maneira transversal na gestão do inpEV, amparando tanto processos administrativos quanto as operações.

Presente entre os valores e princípios que norteiam o inpEV, a inovação funciona de maneira transversal na organização, amparando processos e operações.

O projeto empresarial “Um novo amanhã já! Como?”, realizado em novembro, teve workshop e palestras de consultores externos focados em inovação e outros temas. Foram dois dias de reuniões em Taubaté (SP) para lideranças do inpEV e da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. para definir projetos que apoiem os objetivos estratégicos a médio prazo.

Outra iniciativa em gestão é a Revisão da Qualidade de Processos Administrativos (RQPA), uma auditoria interna realizada pelo inpEV com o auxílio de uma consultoria para entender o funcionamento administrativo de cada central, mapeando riscos e sugerindo planos de ação. Em 2015, foram submetidas à revisão 35 centrais. As demais serão avaliadas a distância até o fim de 2016.

Para trazer ainda mais eficiência aos programas de tecnologia e inovação desenvolvidos pelo inpEV, foi criada, em janeiro de 2015, a Gerência de Tecnologia da Informação (TI), que implementou diversos projetos, como o Agendamento de Devolução de Embalagens Vazias (adEV), o Sistema de Informações das Centrais (SIC), o Sistema de Logística (SisLog) e a migração do sistema Datasul para a versão Totvs 2015, com novos recursos e formas de utilização, entre eles o módulo que permite a aprovação de compras pelo celular.

SIC ganha plataforma web

Responsável por processar a operação das centrais e fornecer, em tempo real, a quantidade e o tipo de material movimentado até o dia anterior, permitindo a rastreabilidade do processo, o Sistema de Informações das Centrais (SIC) avançou em 2015. O sistema foi atualizado para oferecer melhor interface aos usuários: toda a operação das centrais passou para plataforma web, que funciona nos principais navegadores; até então, apenas os módulos gerenciais estavam na rede. A meta para 2016 é que o SIC seja acessado também por tablets e smartphones.

SisLog – módulo do SIC criado pelo Comitê de Logística, tem a finalidade de dar suporte às melhores práticas em assuntos de logística. O Sistema de Logística (SisLog) possibilita a avaliação e a otimização dos custos de transporte e frete. Ampliado em 2015, consegue dimensionar os valores de frete por intervalo de quilômetro em todo o Brasil, comparando os custos do SCL com o de outras indústrias.

A estrutura de transporte do SCL tem 45 transportadoras adequadas à sazonalidade do negócio, que em épocas de pico realiza até 70 viagens por dia, em uma teia que atende postos, centrais e destinos finais com precisão: 91,4% dos caminhões são modelo truck (até 13,5 toneladas de carga), sendo que em 2015 o indicador de caminhões equivalente/truck foi de 13,75 toneladas. |GRI G4-EN30|

Modelo internacional

Em outubro, o inpEV esteve em evento da CropLife Latin America, organização que defende a produtividade e a sustentabilidade da agricultura através da oferta de melhores sementes, biotecnologia e produtos fitossanitários, realizado no Panamá, para apresentar as funcionalidades do SIC. O sistema é reconhecidamente um modelo para outros países que estão estruturando o processo de gestão de embalagens vazias e logística reversa.

adEV permite antecipação de planejamento logístico

Mais uma opção de devolução de embalagens pós-consumo para o agricultor, o Agendamento de Devolução de Embalagens Vazias (AdEV) possibilita que o agricultor programe as devoluções pelo computador, celular ou tablet, via web.

Implementado como projeto-piloto em sete centrais, em 2013, foi expandido para 35 em 2014 e encerrou 2015 funcionando em 77 centrais ou seja, 100% daquelas que possuem acesso à internet.

A análise das informações do adEV facilita o planejamento e permite que sejam feitas projeções sobre qual quantidade e tipo de material a central vai receber, garantindo mais eficiência à operação logística e melhor aproveitamento da mão de obra nas unidades.

Agricultor realiza agendamento eletrônico na Fazenda Integrada (Correntina/Bahia)