Governança corporativa |GRI G4-34|
A governança favorece a troca de experiências e a geração de valor com organização que assegura a representatividade de todos os elos da cadeia agrícola.
Regido por um estatuto social que reitera a necessidade de atenção aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e igualdade, o inpEV emprega as melhores práticas de mercado para viabilizar a sua visão estratégica de ser referência em seu negócio.
A governança é composta de Assembleia Geral de Associados, Conselho Diretor, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. Há ainda os comitês Tributário, de Logística, de Embalagens e de Aprovação de Produtos, que apoiam a Diretoria Executiva, e o Conselho Nacional de Centrais, um importante canal de comunicação entre o inpEV e as unidades do Sistema.
O modelo de gestão baseado em normas rígidas de auditoria e de controle para gerir o Sistema Campo Limpo realiza o gerenciamento operacional, apoia e orienta a indústria, os canais de distribuição e os agricultores no cumprimento das responsabilidades definidas pela legislação, além de promover educação ambiental.
Com a orientação de auditores externos e o parecer do Conselho Fiscal, o instituto divulga anualmente o resultado de suas atividades e operações segundo normas brasileiras de contabilidade como parte do compromisso de transparência com as empresas e entidades associadas e com os demais elos da cadeia.
Órgãos que estabelecem a governança
Assembleia Geral – instância máxima de governança, constituída pelos associados e convocada duas vezes ao ano para validar as diretrizes estratégicas de médio e longo prazos, além de aprovar os balanços econômicos e operacionais.
Conselho Diretor – define as diretrizes para assegurar o cumprimento do estatuto social e zela pelo cumprimento das leis, pela proteção do patrimônio e pelo estreitamento da relação dos elos da cadeia, entre outras atribuições. É formado por 13 membros titulares – cinco representantes dos associados contribuintes (eleitos em Assembleia Geral) e oito representantes de entidades associadas (associados colaboradores). Esse formato garante a representação de todos os elos da cadeia agrícola, como os segmentos do agronegócio, os fabricantes, os distribuidores e cooperativas e os produtores rurais.
As entidades que representam esses elos têm a responsabilidade de levar informações e deliberações sobre o Sistema Campo Limpo, além de agregar conhecimento e orientações para o bom funcionamento do SCL.
Conselho Fiscal – é formado por três membros (dentre os associados contribuintes) eleitos em Assembleia Geral. Apoia e fiscaliza as outras instâncias de governança.
Diretoria Executiva – responsável pela administração do instituto, é liderada pelo diretor-presidente, profissional contratado pelo Conselho Diretor sem vínculo com empresas associadas.
Comitês de apoio
- Tributário – órgão interno que facilita o alinhamento dos participantes do SCL a temas fiscais, tributários e societários. Formado por profissionais do inpEV, da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. e por consultores externos.
- Logística – discute medidas para aprimorar processos e tecnologias de logística reversa, no âmbito do Sistema Campo Limpo.
- Embalagens – avalia as novas tendências, o ciclo de vida das embalagens e as inovações do setor.
- Aprovação de produtos – avalia e aprova a fabricação de novos produtos, nas recicladoras parceiras, produzidos a partir das embalagens recebidas pelo Sistema Campo Limpo.
Conselho Diretor
Representantes dos associados contribuintes
Basf S.A.
Marcelo Maniero Ismael
Francisco Verza
Du Pont do Brasil S.A.
Marcelo Okamura (vice-presidente)
José Donizeti Vilhena
Monsanto do Brasil Ltda.
Luciano Fonseca
Saul Scatolini Duarte
Nufarm Indústria Química e Farmacêutica S.A.
Luis Henrique Sanfelice Rahmeier
Gilberto Bento Schiavinato
Syngenta Proteção de Cultivo S.A.
Leandro Conti
José Roberto Pelaquim
Representantes das entidades associadas
Segmentos do agronegócio
Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)
Luiz Antonio Beltrati Conacchioni
Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja)
Glauber Silveira
Fabricantes
Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda)
Túlio Teixeira de Oliveira
Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef)
Eduardo Daher
Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg)
Silvia de Toledo Fagnani
Distribuidores e cooperativas
Associação Nacional dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários (Andav)
Henrique Mazotini
Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)
Evaristo Câmara Machado Netto
Produtores rurais
Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Daniel Kluppel Carrara
Confira a relação de todas empresas associadas ao inpEV na página Empresas Associadas.
Conselho Nacional de Centrais
Grupo multidisciplinar formado por dez gerentes das centrais, atua como apoio à administração do inpEV, reunindo-se formalmente duas vezes por ano, em São Paulo. Entre suas funções estão demandas gerais do Sistema e a divulgação das melhores práticas para os conselhos regionais. Seus membros são eleitos a cada dois anos.