EN

A inovação faz parte da nossa história

Em 14 anos de existência, o inpEV superou inúmeros desafios. Abaixo, os principais marcos desta trajetória.

Fabricação da Ecoplástica na Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A.

2001

Criação do inpEV

14 de dezembro: assembleia de instalação, em São Paulo. O inpEV nasce tendo como associadas sete entidades representativas do setor e 27 empresas fabricantes e comercializadoras de defensivos agrícolas.

2002

SIC

Com 80 centrais de recebimento no SCL, entra em funcionamento o Sistema de Informações das Centrais (SIC), que informatiza a operação das centrais.

2005

DNCL

18 de agosto: primeiro Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), data que celebra anualmente os resultados da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil. Desde então, já envolveu mais de 1 milhão de pessoas.

2006

Liderança mundial

Brasil é líder na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Sistema Campo Limpo ganha projeção mundial, e o inpEV torna-se referência.

2008

Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos

  • Criação da Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A., empresa que fecha o ciclo de gestão das embalagens dentro da própria cadeia.
  • A lei federal 11.657, de 16 de abril de 2008, institui o Dia Nacional do Campo Limpo, em 18 de agosto, no calendário nacional.

2010

PEA

Início do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA), voltado a estudantes do Ensino Fundamental nas escolas no entorno das centrais.

2013

adEV e RIs

  • Implementação do projeto-piloto de Agendamento de Devolução de Embalagens Vazias (AdEV), via web, em sete centrais.
  • Sistematização dos Recebimentos Itinerantes (RIs) em regiões onde a dinâmica produtiva não justifica a manutenção de uma infraestrutura fixa.

2015

Campo Limpo Tampas e recebimento de sobras

  • Inauguração da Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas Ltda., em Taubaté (SP), nova parceira do Sistema Campo Limpo para reciclagem das tampas das embalagens.
  • Início do recebimento de sobras e impróprios (produtos fabricados e comercializados regularmente, mas com validade vencida ou avaria que impossibilite seu uso).