Voltar ao Site Principal

Logo Informativo
Numero Informativo

MARÇO ABRIL 2022

Nova central de Balsas é a única credenciada ao inpEV no município

Nova central de Balsas é a única credenciada ao inpEV no município

SISTEMA EM FOCO

Era visível a necessidade de ampliação da estrutura nessa área, onde o agronegócio está crescendo muito. A nova central veio para atender com eficiência a essa demanda crescente

Filomena Antonia de Carvalho

inpEV inaugura central em Balsas (MA)

A nova unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas atenderá os agricultores de parte do norte de Tocantins, sul do Maranhão e sul do Piauí.

 

O Estado do Maranhão ganhou mais uma central de recebimento de embalagens. Gerenciada pelo inpEV, a central de Balsas iniciou as operações em 24 de janeiro para atender aos agricultores do norte de Tocantins, do sul do Maranhão e sul do Piauí. Agora, a região passa a contar com quatro unidades do inpEV para receber as embalagens vazias: além de Balsas, há centrais em Alto Parnaíba (MA), Uruçuí e Bom Jesus, ambas no Piauí.

 

A Central de Balsas é a única credenciada no município para receber as embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, conforme a Lei Federal nº 7.802/1989 (alterada pela Lei nº 9.974/2000 e regulamentada em 2002 por seu Decreto Federal nº 4.074).

 

Segundo Antonio Carlos Amaral, gerente de operações do inpEV, a entidade opera de acordo com o Programa de Gestão Integrada das centrais de recebimento e com as leis que regem a sua atividade.

 

 Outdoor usado para divulgar o endereço da nova central na região

Outdoor usado para divulgar o endereço da nova central na região

 

Em 30 de dezembro de 2021, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), no Maranhão, com base na legislação que regulamenta o processo de licenciamento, autorizou o início da operação da central de Balsas.

 

A engenheira agrônoma Filomena Antonia de Carvalho, que acompanha a atuação do Sistema Campo Limpo desde o seu início, afirma que era visível a necessidade de ampliação da estrutura nessa área “O agronegócio está crescendo muito na região e a nova central veio para atender com eficiência a essa demanda,” afirma.

 

A agrônoma ressalta a seriedade e comprometimento do inpEV que leva o programa a resultados positivos, inclusive com reconhecimento internacional. “O inpEV contribui com ações de orientação e conscientização para agricultores, além de iniciativas de educação ambiental para a comunidade escolar e a sociedade”, explica Filomena.

 

O gerente de Operações do inpEV também reforça a importância do trabalho conjunto. “O êxito do Sistema Campo Limpo e o reconhecimento internacional só foram possíveis graças à integração de todos os elos da cadeia agrícola: fabricantes, importadores, registrantes, agricultores, distribuidores e poder público. Como gestor do Sistema, o inpEV desenvolve ações e projetos para tornar a agricultura brasileira cada vez mais sustentável, sem deixar de levar em conta as necessidades dos produtores rurais”, completa.

 

Central de Recebimento de Balsas (MA)

 

Endereço: Av. 3 - S/N - Lote 34 - Quadra 32 - Parque Cidade Maravilha

Contato: balsas@inpev.org.br

Responsável: Allyson Teixeira Rodrigues

Supervisor da Central Celular: (99) 99156-2918

Endereço do agendamento eletrônico: www.inpev.org.br/agendamento

 

 

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

CAMPANHA #UNIDOSSOMOSMAIS REFORÇA IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE AGRICULTORES, REVENDEDORES, INDÚSTRIA E PODER PÚBLICO PARA O SUCESSO DO SISTEMA

Uma corrente que leva ao sucesso

União nos torna mais fortes

Material educativo da edição 2022 do PEA Campo Limpo

Edição PEA 2022 leva para escolas reflexão sobre logística reversa

WELLES PASCOA, CEO DA AGROGALAXY

Atuação do inpEV está alinhada à jornada ESG da AgroGalaxy

OLÍMPIO RECEBE VISITANTES NO STAND DO INPEV NA SHOW RURAL COOPAVEL, EM CASCAVEL (PR)

inpEV e Sistema Campo Limpo voltam a participar de eventos presenciais

POSTO DE GAÚCHA DO NORTE, NO MATO GROSSO, GERENCIADO PELA ARDAVA

Posto de Gaúcha do Norte comemora 10 anos com recebimento em ascensão