Notícias

ADIAESP e o papel fundamental no Sistema Campo Limpo e na sustentabilidade do agronegócio paulista 

A associação, integrante do Sistema Campo Limpo, promove a destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas e diversas ações que visam a sustentabilidade no campo. 

Com mais de 20 anos de atuação, a Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo (ADIAESP) integra o Sistema Campo Limpo e fortalece os elos da cadeia agrícola por meio da logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Além disso, a associação atua de forma ativa junto com as empresas associadas para que estas também contribuam de maneira ativa para a sustentabilidade do setor agrícola. 

Pedro Amadeu, Supervisor Administrativo e Fabio José Soares de Mattos da ADIAESP, participam de entrevista exclusiva ao Portal do Sistema Campo Limpo para destacar a importância do Sistema Campo Limpo, ações de conscientização e educação ambiental, além de contar um pouco sobre o trabalho que a associação desenvolve em parceria com órgãos do setor, empresas, entidades e prefeituras.  Confira abaixo a entrevista.  

Como a ADIAESP contribui para a regulação e segurança do uso de defensivos agrícolas em São Paulo? 

A ADIAESP é a maior associação de logística reversa no Estado de São Paulo, com seus 12 Postos de Recebimento e 03 Centrais de Processamento de Embalagens atendendo mais de 150 cidades no estado e mais de 10 mil atendimentos realizados a produtores rurais anualmente. Trabalhamos forte em conscientização, ações em parcerias com órgãos, empresas, entidades e prefeituras para realizar capacitação de funcionários e parceiros e multiplicadores de forma constante. 

Em contato direto com mais de 60 prefeituras, realizamos recebimentos itinerantes para entrega de embalagens vazias de defensivos por produtores e cooperativas, garantindo a devolução correta em cidades onde não existem postos de recebimento, isto garante a devolução de mais de 80 toneladas por ano. 

A principal contribuição da ADIAESP para a regulação e segurança do uso de defensivos agrícolas em São Paulo reside na sua atuação na logística reversa de embalagens, garantindo a destinação ambientalmente correta desses resíduos e promovendo a conscientização sobre a responsabilidade no uso desses produtos. 

De que forma a associação equilibra inovação, sustentabilidade e produtividade no setor? 

Embora o foco principal seja a logística reversa, contribui indiretamente para o equilíbrio entre inovação, sustentabilidade e produtividade no setor agrícola de diversas formas, entre elas: logística reversa eficiente, conscientização e boas práticas no setor, informação para decisões inteligentes, diálogo com o Poder Público e colaboração entre os setores.  

É importante ressaltar que a ADIAESP não atua diretamente no desenvolvimento de novas tecnologias de produção ou em práticas agrícolas inovadoras. Sua contribuição para a inovação e a produtividade é mais indireta, ao criar um ambiente regulatório e de conscientização que favorece a adoção de práticas sustentáveis, as quais, por sua vez, podem impulsionar a eficiência e a inovação no longo prazo. Ao focar na sustentabilidade através da logística reversa, a ADIAESP estabelece uma base importante para que o setor agrícola possa buscar a inovação e a produtividade de forma mais equilibrada e responsável. 

Quais ações educativas a ADIAESP realiza junto aos agricultores e escolas? Como esse trabalho fortalece a conscientização para toda sociedade? 

A ADIAESP desenvolve diversas ações educativas direcionadas tanto aos agricultores quanto às escolas, com o objetivo de fortalecer a conscientização sobre o uso seguro e o descarte correto de defensivos agrícolas, bem como a importância da preservação ambiental. Existem diversas ações educativas para agricultores, que vão de palestras e treinamentos até parcerias com revendas e cooperativas.  

Importante destacar as ações educativas para as escolas, que envolvem palestras em instituições de ensino, que abordam temas como a importância da agricultura, os cuidados com o meio ambiente, o ciclo de vida dos produtos agrícolas e a necessidade do descarte correto de resíduos. A associação também pode fornecer material de apoio aos professores, como planos de aula e sugestões de atividades, para que eles possam abordar o tema da sustentabilidade e do descarte correto em sala de aula. 

Para o público infantil, a associação pode desenvolver atividades lúdicas e interativas, como jogos e dinâmicas, para introduzir conceitos de sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente de forma didática e engajadora. O trabalho educativo da ADIAESP, tanto com agricultores quanto com escolas, fortalece a conscientização para toda a sociedade das seguintes formas: 

Em suma, as ações educativas da ADIAESP atuam em diferentes níveis da sociedade, desde a formação das futuras gerações até a capacitação dos profissionais do campo, promovendo uma conscientização mais ampla e engajando diversos atores na construção de um futuro mais sustentável para o agronegócio e para toda a sociedade. 

Qual o impacto do Sistema Campo Limpo na gestão sustentável de embalagens de defensivos agrícolas? 

O Sistema Campo Limpo Contribui para que tenhamos uma unidade no padrão de operação das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos. Através dele alinhamos procedimentos operacionais nas etapas de recebimento as embalagens, triagem do material, compactação das embalagens granel, armazenamento correto e seguro nas centrais e postos de recebimento, carregamento das embalagens compactadas e transporte até o destino final. 

Como a logística reversa pode evoluir diante de novas regulamentações e desafios ambientais? 

Eficiência e economia de recursos naturais é o que mais se espera da logística reversa atualmente. Sendo assim, a evolução do setor regulatório e os novos desafios ambientais caminham juntos, exigindo do Sistema Campo Limpo uma rápida adaptação nas suas atividades operacionais e estruturas físicas, incluindo a frota de transporte. Diante disso, é inerente que os usos de novas tecnologias sejam para melhorar a segurança, o transporte, o processamento, armazenamento, rastreabilidade e destinação final das embalagens de defensivos. 

Quais eventos são organizados no Dia Nacional do Campo Limpo? Como a data é celebrada junto com as centrais? 

Os eventos organizados para o Dia Nacional do Campo Limpo na ADIAESP é a Solenidade de abertura, homenagens à produtores agrícolas, homenagens às autoridades, premiação municipal do programa de educação ambiental PEA, Plantio de Mudas, ação de conscientização da comunidade local através da divulgação das atividades da ADIAESP, palestras e doação de mudas nativas. 

A data é celebrada com todos os participantes mostrando nossas centrais, explicando nosso processo, fornecendo materiais informativos do Sistema Campo Limpo, brinquedos para o público infantil e proporcionando um espaço para que haja integração e troca de informações entre todos os participantes.