TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
São diversos os sistemas de informação que auxiliam a tomada de decisão e conferem mais eficiência à operação.
O primeiro a ser criado foi o Sistema de Informações das Centrais de Recebimento (SIC), que desde 2004 apoia a inteligência logística da operação. O sistema integrou diferentes bases de informação de modo a facilitar a comunicação com as unidades e aperfeiçoar o processo de armazenamento e transporte das cargas.
Em 2014, com o apoio das centrais de recebimento, inpEV iniciou um novo processo de compactação de embalagens não lavadas, facilitando o transporte e reduzindo o frete. Esses estudos resultaram na implementação do módulo Sistema de Logística (SisLog), construído em parceria com as empresas associadas para avaliar e otimizar custos de transporte e frete.
No mesmo ano, começou a ser implantado o Agendamento de Devolução de Embalagens Vazias (adEV). Via computador, celular ou tablet, o agricultor programa a devolução das embalagens, o que agiliza o momento da entrega e facilita o planejamento do transporte pela unidade.
Em 2020, começou a ser desenvolvido um sistema de rastreio automático de todo o percurso das embalagens. Funciona assim: ao invés de serem preenchidas manualmente no SIC, as informações sobre o tipo de material, o peso do fardo e a identificação da central são codificadas em uma etiqueta, escaneadas e enviadas automaticamente ao SIC via internet. O trabalho avançou em 2021 para a fase de testes, e a implantação deve começar em 2022.