O inpEV G4-3, 4, 5, 6 e 7

Instituto coordena a destinação ambientalmente correta de embalagens vazias pós-consumo de defensivos agrícolas em todo o Brasil com as melhores práticas de governança

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) é uma entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de defensivos agrícolas. Integram a organização cem empresas e nove entidades representativas do setor.

A criação do Instituto foi uma resposta à Lei Federal nº 9.974/2000, que instituiu o conceito de responsabilidade compartilhada na correta destinação das embalagens de defensivos pós-consumo, atribuindo aos agricultores a tarefa de devolver o material aos comerciantes (canais de distribuição), que, por sua vez, deveriam devolvê-lo aos fabricantes, para sua destinação final.

Para colocar em prática essa dinâmica de logística reversa, o inpEV atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo (SCL) e articula todos os elos da cadeia para a correta destinação final das embalagens.

O SCL tem 415 unidades de recebimento (centrais ou postos), localizadas em 25 estados do país e no Distrito Federal. Para alcançar as localidades mais longínquas e ampliar a adesão de pequenos agricultores, realiza também recebimentos itinerantes, que cobrem especialmente as localidades onde a dinâmica produtiva não justifica a manutenção de uma infraestrutura fixa (mais informações no capítulo Sistema Campo Limpo). G4-8

Associe-se

Empresas fabricantes ou comercializadoras de produtos registrados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), segundo a Lei Federal nº 7.802/89, podem se associar ao inpEV.

Para mais informações, acesse o site www.inpev.org.br.