Notícias

RS ajusta calendário de Recebimentos Itinerantes após enchentes 

De acordo com o SindiTabaco, os eventos especiais de devolução de embalagens vazias no estado foram suspensos por 41 dias devido ao incidente, enquanto as centrais e postos de recebimento continuaram funcionando normalmente

As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul no final de abril deste ano obrigaram a interrupção do programa de Recebimento Itinerante por 41 dias. Em decorrência disso, o calendário da ação especial de devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas foi reajustado pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), responsável pelo programa no estado. 

Os bloqueios e danos nas estradas impediram que o Recebimento Itinerante seguisse o roteiro planejado, que abrangia o Vale do Rio Pardo, região fortemente afetada pelas chuvas. Alguns locais dessa área ficaram sem a ação na data inicialmente prevista, mas será reagendada ainda este ano. 

O Recebimento Itinerante foi retomado em 24 de junho, seguindo outra rota onde as condições eram seguras para os produtores e colaboradores. Atualmente, o programa está ativo na região Sul do RS até 5 de setembro. Em seguida, entre 9 e 26 de setembro, abrangerá 73 municípios da região Noroeste do estado. 

“Como o objetivo principal da iniciativa é garantir a destinação correta das embalagens, com comodidade e segurança, os pontos de recebimento são sempre próximos aos produtores de tabaco, em pequenas localidades rurais. Diante das adversidades climáticas no Rio Grande do Sul, foi necessário suspender o programa temporariamente, mas agora ele está operando normalmente, beneficiando quase 110 mil produtores de tabaco no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”, afirma Iro Schünke, presidente do SindiTabaco. 

Gelson Lang, coordenador Regional Institucional do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), ressalta que nenhuma das 49 unidades de recebimento que compõem o Sistema Campo Limpo no Rio Grande do Sul foi afetada pelas enchentes. “O Sistema Campo Limpo, no geral, foi impactado principalmente na logística de transporte devido às condições das estradas. No entanto, o programa continuou operando normalmente, atendendo os agricultores nas unidades de recebimento nos horários habituais”, destaca Lang.