Notícias

Recebimento Itinerante em Tocantins conta com ação educativa 

Durante o evento, cerca de 100 estudantes de escolas estaduais de Tocantinópolis participaram de palestras sobre a devolução adequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas 

O Recebimento Itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas, realizado no dia 6 de junho, em Tocantinópolis (TO), teve um toque especial. Cerca de 100 alunos do ensino médio regular e técnico de escolas estaduais do munícipio – muitos deles filhos de produtores rurais – acompanharam o evento e participaram de palestras sobre a importância da devolução correta dos materiais pós-consumo.  

A atividade educativa foi promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (ADAPEC), sendo as palestras ministradas por Antônio Francisco da Cruz Pacheco, Fiscal do órgão. A ação contou com a participação de estudantes do Colégio Estadual Dom Orione (curso técnico em Controle Ambiental), Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito e da Escola Estadual Paroquial Cristo Rei (curso técnico em Segurança do Trabalho). 

“Essa iniciativa está alinhada ao propósito do Sistema Campo Limpo, que é destinar corretamente as embalagens vazias de defensivos e promover a educação e conscientização ambiental”, observa Ana Telma Maia, coordenadora Regional de Assuntos Institucionais do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). 

“Esse momento não apenas ampliou nosso entendimento sobre a importância da devolução das embalagens, mas também nos motivou a disseminar essa prática consciente em nosso meio, visando promover uma cultura de responsabilidade ambiental e coletiva”, destaca Thais Sousa, estudante da segunda série do curso técnico em Segurança do Trabalho Integrado ao Ensino Médio, da Escola Estadual Cristo Rei.  

Somente nesta ação de Recebimento Itinerante, 28 produtores rurais e empresas do agro devolveram suas embalagens vazias, resultando em um total de 1,1 tonelada de materiais recebidos. O evento foi realizado pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Tocantinópolis e com o inpEV.