Notícias

Museu Campo Limpo recebe visita de educadores e destaca a sustentabilidade no agronegócio   

Grupo de 25 educadores visitaram o Museu do Sistema Campo Limpo, em Guariba (SP). A visita guiada ofereceu aos educadores uma imersão no Sistema Campo Limpo.

um grupo de 25 pessoas, incluindo professores do Ensino Fundamental II, Médio e Profissionalizante, além de representantes da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto

No final de setembro, o Museu do Sistema Campo Limpo, em Guariba (SP), foi palco de uma visita especial realizada por um grupo de 25 pessoas, incluindo professores do Ensino Fundamental II, Médio e Profissionalizante, além de representantes da Diretoria de Ensino da Região de Ribeirão Preto. A visita guiada ofereceu aos educadores uma imersão no Sistema Campo Limpo, pioneiro na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, e ressaltou a importância da sustentabilidade no agronegócio brasileiro. 

Localizado no município da primeira unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, estabelecida na década de 1990, o Museu do Sistema Campo Limpo é um marco na trajetória da logística reversa no Brasil, promovendo práticas sustentáveis que há mais de duas décadas contribuem para a preservação ambiental. Durante a visita, os participantes puderam conhecer os principais marcos do sistema e compreender como funciona o processo de logística reversa, além de explorar os impactos positivos que ele gera no setor agropecuário. O espaço está aberto para visitação, mediante agendamento prévio pelo site do inpEV. 

A atividade faz parte do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, desenvolvido pela ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), que é associada ao inpEV. O programa proporciona aos educadores e alunos experiências práticas no agronegócio, incluindo palestras com especialistas e visitas a fazendas, cooperativas e instituições de pesquisa. 

“O grande diferencial do Programa Educacional Agronegócio na Escola é oferecer aos professores a oportunidade para que encontrem pontos de conexão entre o que ensinam, em suas disciplinas, e o agro.  Dessa forma é possível aproximar conceitos e realidade, tornando o aprendizado mais interessante e atraente. A visita ao museu e à central de recebimento de embalagens vazias do inpEV possibilita que tanto os educadores quanto os alunos percebam a real amplitude da governança orientada para o ESG.  A total atenção aos aspectos sociais e ambientais, a responsabilidade compartilhada entre os elos das cadeias produtivas, e o respeito às pessoas e ao meio ambiente são mais do que obrigação. São fatores chave para que o moderno agronegócio exista e se desenvolva.” comenta Mônika Bergamaschi. Presidente do Conselho Diretor da ABAG/RP (Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto). 

“As visitas ao Museu e à área de operação proporcionam um grande aprendizado tanto para os visitantes quanto para nós. No museu, eles conhecem a história e evolução do Sistema Campo Limpo, entendendo como ele tem contribuído para a preservação ambiental e conscientizando produtores, professores, alunos e a população. Já na área operacional, ao visitar a central, muitos produtores que devolvem as embalagens conseguem, pela primeira vez, ver de perto nossos procedimentos. Isso faz com que entendam ainda mais a importância de devolver as embalagens de forma correta.” expõe Fábio Elias de Paiva, Supervisor da Central de Guariba do inpEV. 

Com essa visita, o Museu Campo Limpo reforça seu papel como um espaço de educação e conscientização ambiental, mostrando na prática o impacto positivo da logística reversa e do cuidado com o meio ambiente no agronegócio. A experiência enriqueceu a formação dos educadores, que agora têm mais ferramentas para abordar temas de grande relevância, como a sustentabilidade e o uso responsável de recursos no campo, com seus alunos. 

Museu do Sistema Campo Limpo