MS investe em controles informatizados para a devolução de embalagens vazias
Projeto está prestes a completar 10 anos e impacta cerca de 20 mil agricultores no estado
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) de Mato Grosso do Sul vem investindo desde 2015 em um projeto de controle de devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Integrado ao Sistema Campo Limpo, o objetivo principal da iniciativa é promover a conformidade no campo, desde a comercialização e prescrição do produto até a devolução das embalagens. O órgão estima que mais de 20 mil agricultores possuem suas informações rastreadas em relação ao consumo dos produtos em todo o estado.
Por meio de controles informatizados, a Iagro conta com um painel macro, em sua sede, que informa o volume de embalagens vazias de defensivos devolvidas no estado, com dados por classe de produto, tipo de material e por município. A atual etapa do projeto visa fornecer ao produtor a informação do que foi adquirido e devolvido em um extrato que pode ser acessado em seu celular, por exemplo.
“Ao receber essa informação, o produtor pode fazer uma gestão mais adequada das embalagens que estão em sua propriedade. Atualmente, os nossos técnicos já possuem um dispositivo móvel no processo de fiscalização em campo. Isso representa um ganho de eficiência, permitindo que orientem cada vez melhor os agricultores”, destaca Glaucy Ortiz, fiscal da Iagro.
“A informatização do Sistema Campo Limpo, seja via as devoluções nas unidades de recebimento, seja no âmbito da fiscalização, visa melhorar o programa de logística reversa como um todo. Dessa forma, cada parte consegue cumprir suas responsabilidades”, ressalta Hamilton Flandoli, coordenador Regional Institucional do inpEV.