Notícias

Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, reforça compromisso com a sustentabilidade no “Vozes do Agro” 

Evento realizado pela Globo Rural e Valor Econômico reuniu mais de cem produtores rurais, além de lideranças do setor

Marcelo Okamura no evento Vozes do Agro
Crédito: Flavio Santana

No dia 29 de outubro, Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), esteve presente no evento Vozes do Agro, em São Paulo. Organizado pela Globo Rural e pelo jornal Valor Econômico, o encontro reuniu mais de 120 líderes do agronegócio, incluindo executivos, produtores rurais, representantes de ONGs, setor financeiro e governo. Com foco em sustentabilidade e inovação, a conferência discutiu desafios e soluções para o futuro do agronegócio no Brasil.

Os temas centrais do evento incluíram preservação ambiental, incentivos para práticas agrícolas sustentáveis e a necessidade de dados confiáveis. Também foram discutidos a transparência e o uso de métricas para monitorar boas práticas no setor. Essas conversas estão alinhadas com os objetivos do inpEV, que visa a destinação ambientalmente correta de 100% das embalagens vazias de defensivos agrícolas que recebe. O instituto promove, assim, a responsabilidade ambiental na agricultura, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Marcelo Okamura elogiou a organização do “Vozes do Agro” e destacou o valor da troca de conhecimento promovida pelo evento. O inpEV, além de gerenciar a destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, investe na conscientização de agricultores e distribuidores sobre práticas responsáveis. Segundo Okamura, adotar práticas sustentáveis é essencial para o futuro do setor e para que o Brasil alcance padrões globais de sustentabilidade.

“Essa primeira edição superou as expectativas. O debate entre todos os convidados foi de altíssimo nível, como imaginávamos, mas também revelou novas nuances a respeito do trabalho que o setor precisa fazer para ser reconhecido e respeitado de forma justa, dentro e fora do país. Acredito que todos saíram inspirados desse encontro, com ideias, propostas de soluções e a certeza de que é preciso trabalhar mais em conjunto”, afirma Cassiano Ribeiro, diretor de redação da Globo Rural.

A participação do inpEV no Vozes do Agro reafirma seu papel como entidade essencial para a sustentabilidade no agronegócio. Representando mais de 200 empresas e entidades do setor, o instituto se dedica à gestão eficiente das embalagens vazias de defensivos agrícolas. O inpEV também promove educação ambiental e conscientiza os agricultores e a sociedade sobre práticas sustentáveis e proteção ambiental.