Notícias

inpEV Faz História: 52 Unidades certificadas pela ISO 9001 reforçando Liderança em Sustentabilidade

Certificação foi concedida pela TÜV NORD Brasil, que, em 30 anos de atuação no país, nunca havia auditado e certificado mais de 50 unidades de uma mesma organização 

ISO 9001

O inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) alcança um marco histórico e inédito no setor ao conquistar a certificação ISO 9001 para 52 centrais de recebimento, além de sua matriz. Esse feito consolida o Instituto como referência em excelência operacional e gestão da qualidade no setor de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. 

A certificação foi concedida pelo renomado órgão certificador TÜV NORD Brasil, que, em 30 anos de atuação no país, nunca havia auditado e certificado mais de 50 unidades de uma mesma organização. Entre as unidades recentemente certificadas estão as centrais de Luziânia (GO), Chapadão do Sul (MS), São Gabriel do Oeste (MS), Vitória da Conquista (BA) e Santa Terezinha de Itaipu (PR). Todas passaram por rigorosos processos de auditoria externa, garantindo o atendimento aos mais altos padrões de qualidade. 

A ISO 9001 é reconhecida globalmente como um selo de padronização, eficiência e compromisso com a gestão da qualidade. No caso do inpEV, a certificação também reforça sua integração com boas práticas alinhadas à agenda ESG, ampliando seus impactos positivos para o meio ambiente e a sociedade. 

Excelência operacional reconhecida 

O relatório de auditoria do TÜV NORD Brasil destacou aspectos como infraestrutura, organização e ambiente de trabalho como diferenciais do inpEV. “A certificação ISO 9001 das 52 unidades operacionais do inpEV é um marco significativo para o setor. Esse resultado reflete o comprometimento do Instituto com padrões de qualidade e a busca constante pela excelência operacional. O trabalho conjunto com o inpEV reafirma nossa missão de promover as melhores práticas de gestão e apoiar organizações que fazem a diferença para a sustentabilidade e a sociedade”, comenta Reginaldo Maia, Diretor Presidente do TÜV NORD Brasil. 

Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, também celebra a conquista: “Esse é um marco histórico para o inpEV e para o setor de destinação de embalagens vazias. Sermos pioneiros ao certificar 52 centrais pela ISO 9001 no nosso ramo de atuação demonstra nosso compromisso em liderar pelo exemplo e promover elevados padrões de qualidade, organização e transparência. Essa conquista é fruto do trabalho dedicado das nossas equipes e do alinhamento estratégico à nossa missão de excelência e sustentabilidade.” 

Próximos passos para 2025 

O inpEV já planeja novos avanços para reforçar sua excelência operacional e compromisso com a sustentabilidade. Para 2025, o Instituto estuda a implementação de outras certificações ISO em suas unidades, ampliando ainda mais seus padrões de gestão e contribuindo para a evolução do setor. 

A conquista das 52 certificações ISO 9001 posiciona o inpEV como um exemplo a ser seguido na gestão de resíduos e na destinação adequada de embalagens vazias de defensivos agrícolas, reafirmando sua liderança e compromisso com a qualidade e a sustentabilidade