inpEV divulga vencedores de concurso de redação e desenho do PEA Campo Limpo
Com o tema “Casa Ecoeficiente”, seis trabalhos, produzidos por alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, foram reconhecidos
O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) divulgou, na última quarta-feira (18/10), os vencedores dos concursos de redação e desenho do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo. Foram reconhecidos seis trabalhos – três redações e três desenhos – produzidos por alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, dos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
Os concursos de desenho e de redação integram o conjunto de atividades propostas para as escolas participantes do PEA Campo Limpo, cujo foco é a responsabilidade compartilhada pela gestão dos resíduos sólidos. Após entrarem em contato com o conceito da ecoeficiência, abordado na edição de 2023 do PEA, os estudantes tiveram o desafio de produzir os trabalhos com tema “Casa Ecoeficiente”.
“Na edição deste ano, o PEA atingiu mais de 261 mil alunos em todo o Brasil. Nesses excelentes trabalhos apresentados nos concursos, os estudantes imprimem os conteúdos abordados em sala de aula e refletem sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis em suas vidas”, destaca Marcelo Okamura, presidente do inpEV.
Os concursos contaram com a participação de alunos de instituições de ensino de 19 estados brasileiros, localizadas no entorno de 100 unidades de recebimento de embalagens vazias que integram o Sistema Campo Limpo. Os desenhos foram elaborados pelos alunos do 4º ano e as redações pelos estudantes do 5º ano.
Após passarem por uma etapa local, realizada pelas unidades de recebimento, um total de 157 trabalhos foram selecionados para a etapa nacional. Por fim, uma comissão julgadora – formada por educadores, jornalistas e designers – escolheu os seis trabalhos vencedores.
Confira, abaixo, os trabalhos selecionados: