Dia Nacional do Campo Limpo mobiliza mais de 74,5 mil pessoas para celebrar os resultados do Sistema Campo Limpo
A celebração teve iniciativas em mais de 130 cidades. Oportunidade para levar informações sobre sustentabilidade e a importância do descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas
As atividades promovidas para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo (18/08) contaram com a participação de 74,5 mil pessoas que estiveram presentes em cerca de 400 ações realizadas em mais de 130 cidades. Com o tema “Comemorando juntos as conquistas de todos”, a 20ª edição do evento reuniu autoridades, agricultores, estudantes e comunidade. O DNCL é promovido pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), entidade gestora do Sistema Campo Limpo.
O Instituto, sem fins lucrativos, celebra ainda o marco de mais de 754 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta desde 2002, contribuindo para que 1,05 milhão de toneladas de CO2 e deixassem de ser emitidas.
“Os dados comprovam o sucesso da celebração do Dia Nacional do Campo Limpo. As nossas ações para a preservação do meio ambiente e promoção da sustentabilidade estão cada vez mais fortes e vamos continuar atuando junto aos elos da cadeia para que as nossas conquistas sejam cada vez maiores,” comenta Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV.
Ainda de acordo com Okamura, o agronegócio pode servir de exemplo para outros setores. “Se o agro consegue ser sustentável e ter esse olhar atento ao meio ambiente, todos os demais setores também conseguem. Nosso objetivo também é servir de modelo e inspiração sobre economia circular e logística reversa.”
A programação para a celebração da data incluiu palestras para estudantes de todos os níveis, ação educativa e homenagens a centenas de agricultores por se destacarem ao cumprir sua parte para a destinação adequada das embalagens. Foram reconhecidos os produtores rurais que realizam a tríplice lavagem, inutilizam e entregam as embalagens nas unidades de recebimento credenciadas ao inpEV e ao Sistema Campo Limpo.