Um marco para Minas Gerais: 25 anos da Central de Recebimento de Pouso Alegre, a mais antiga do estado
Solenidade reuniu autoridades e líderes do setor da região para marcar o compromisso coletivo com a sustentabilidade e o meio ambiente
No dia 16 de dezembro, o Sistema Campo Limpo celebrou os 25 anos da Central de Pouso Alegre-MG. A unidade, que existe desde antes da criação do Sistema, é a mais antiga do estado de Minas Gerais em funcionamento e é símbolo do compromisso com a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Inicialmente gerenciada pela Associação Sul Mineira Das Empresas Revendedoras De Insumos Agropecuários (Asmeria) e Associação dos Bataticultores do Sul do Estado de Minas Gerais (Abasmig), a Central passou a integrar a gestão do inpEV com o avanço do Sistema Campo Limpo. Essa parceria entre o inpEV, Asmeria e Abasmig segue até hoje, garantindo a eficiência da operação e a destinação adequada das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Durante a solenidade comemorativa, que reuniu autoridades e líderes do setor, foi destacada a relevância da Central no contexto da logística reversa.
Participaram do evento:
- Thales Fernandes, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- Coronel Dimas Fonseca, Prefeito Municipal de Pouso Alegre;
- Elizelto Guido, Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre;
- José Daniel Rodrigues Ribeiro, Presidente da Abasmig;
- Guilherme Ferreira, Presidente da Asmeria;
- Jair Furlan, Coordenador Regional Institucional do inpEV;
- Antonio Carlos de Moraes, Diretor-Geral do IMA;
- Alexandre Augusto Kurati, Gerente Regional da Emater em Pouso Alegre.
A Central de Pouso Alegre alcançou um número expressivo de devolução adequada das embalagens vazias em 2024, superior ao total de embalagens vazias recebidas em 2023. Esse aumento reafirma seu protagonismo dentro do Sistema Campo Limpo, reforça o papel essencial dos agricultores, cada vez mais conscientes, e destaca a importância dessa estrutura para a logística reversa e para o meio ambiente.
“Celebrar os 25 anos dessa Central é reconhecer a história de um trabalho sério, feito em parceria com diversos setores. A longevidade, além do sucesso da unidade, só foi possível pela dedicação de todos os envolvidos”, afirmou Jair Furlan, Coordenador Regional Institucional do inpEV.
O evento comemorativo, que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Thales Fernandes, marcou o compromisso conjunto entre o poder público, a iniciativa privada e os produtores rurais. “Minas Gerais é um exemplo nessa área: além da parceria de sucesso com os órgãos ambientais, o estado destina mais de 98% das embalagens vazias e temos o maior número de postos e centrais de recebimento licenciados ambientalmente, o que nos posiciona como referência nessa logística reversa. Nossos produtores estão conscientes da importância de trazerem as embalagens e, assim, contribuírem para a conservação do meio ambiente, impedindo que essas embalagens sejam queimadas ou enterradas, causando contaminações. Minas está no caminho certo para avançar e o nosso agro dá o exemplo.”
Para o Sistema Campo Limpo, os 25 anos da Central de Pouso Alegre-MG representam ética, responsabilidade e compromisso, alinhando a história dessa unidade com os pilares de sustentabilidade do programa.
O inpEV e seus parceiros parabenizam a Central de Pouso Alegre, seus colaboradores, todos produtores rurais e todos os envolvidos nesta história de sucesso que continua a inspirar o setor!