Notícias

10 coisas que você não sabia sobre a logística reversa de embalagens vazias no Brasil 

A logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas é um dos maiores cases de sucesso da reciclagem no Brasil! Mas tem muita coisa que pouca gente sabe sobre esse Sistema referência em logística reversa. O inpEV te conta.  

Fonte: inpEV

Confira:

1. O Brasil é referência mundial no assunto! 🌎

Nosso país tem um dos sistemas de logística reversa de embalagens mais eficientes do mundo, com 100% das embalagens vazias de defensivos agrícolas sendo corretamente destinadas. Um exemplo de sucesso!

2. Mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias já foram destinadas de forma ambientalmente correta

Desde a criação do Sistema Campo Limpo, em 2002, mais de 800 mil toneladas de embalagens já foram enviadas para reciclagem ou incineração segura. Para entender o tamanho dos resíduos sólidos que são retirados do meio ambiente, essa quantidade representa o peso de 700 monumentos iguais ao monumento do Cristo Redentor, localizado na capital do Rio de Janeiro.

3. O Sistema Campo Limpo revolucionou a logística reversa no Brasil

Criado em 2002, o Sistema Campo Limpo trouxe organização e responsabilidade para a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Por meio da colaboração entre produtores, fabricantes, distribuidores e autoridades, o Sistema tornou-se um modelo de sucesso, garantindo mais segurança ambiental e avanços positivos em reciclagem.

4. As embalagens recicladas viram produtos novos

Sabe aquelas embalagens vazias que voltam para o Sistema? Elas podem ser transformadas em tubos de esgoto, conduítes, barricas para lixo tóxico e até mesmo em novas embalagens para defensivos agrícolas.

Fonte: inpEV

5. Responsabilidade compartilhada garante o Sucesso do Sistema

A logística reversa só funciona porque todos os elos da cadeia cumprem seu papel: os produtores rurais lavam, inutilizam e devolvem as embalagens vazias, os canais de distribuição garantem pontos de recebimento, a indústria financia o processo e o governo fiscaliza. Essa colaboração é essencial para manter a economia circular funcionando em um país como o Brasil, de dimensões continentais.

6. A devolução das embalagens vazias é obrigatória ️

De acordo com a legislação brasileira (Lei 14.785/00) todos os agricultores devem devolver as embalagens vazias nas unidades de recebimento em até um ano após a compra. Não seguir essa regra pode gerar multas e penalidades, além de desfavorecer os excelentes impactos positivos que os elos da cadeia alcançam juntos todos os anos.

7. O Sistema Campo Limpo tem 411 unidades de recebimento

Com 411 unidades espalhadas por todo Brasil, fica fácil para os produtores rurais destinarem corretamente suas embalagens vazias. Além disso, para atender as regiões mais remotas, são realizados mais de 4.500 recebimentos itinerantes realizados todos os anos, contribuindo para a destinação adequada das embalagens vazias, mesmo em locais de difícil acesso.

Fonte: inpEV

8.  Há um Dia Nacional para celebrar os resultados coletivos desse trabalho

No dia 18 de agosto, comemoramos o “Dia Nacional do Campo Limpo”, reconhecendo o esforço de todos os envolvidos na logística reversa e na conservação ambiental. Trata-se de uma data oficial e presente no calendário brasileiro e, além desta, inúmeros estados brasileiros também instituem suas datas para reforçar o trabalho referência e celebrar os resultados dos elos da cadeia agrícola.

Fonte: inpEV

9. Excelência na destinação de embalagens

As centrais de recebimento gerenciadas pelo inpEV alcançaram um marco histórico com a certificação ISO 9001 em 52 unidades, garantindo ainda mais eficiência e qualidade no processo de destinação das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

10. A logística reversa é um esforço coletivo pelo meio ambiente

Com a participação de todos os elos da cadeia e o engajamento de pessoas em todo o Brasil, a logística reversa das embalagens vazias transforma responsabilidade compartilhada em impacto positivo. Juntos, garantimos uma produção agrícola mais sustentável e a preservação do meio ambiente para as futuras gerações.

Agora que você já sabe tudo isso, que tal compartilhar essa informação e ajudar a espalhar essa ideia, seguindo e compartilhando conteúdos de nosso Site, Canal do YouTube e em mídias sociais?