Voltar ao Site Principal

Logo Informativo
Numero Informativo

MAIO JUNHO 2022

Caminhão da Usina Açucareira Guaíra, de Ituverava, saindo para entrega agendada pelo adEV

Caminhão da Usina Açucareira Guaíra, de Ituverava, saindo para entrega agendada pelo adEV

CAPA

A gente precisa saber do compromisso e cumpri-lo para não prejudicar os outros. Quando está agendado, confirmamos e vamos na hora certa”

Roni José Aléssio

Usuários aprovam benefícios do adEV

Ferramenta de agendamento eletrônico permite a agricultores devolver embalagens com facilidade e rapidez

Quem já passou pela experiência de ficar um dia inteiro com o caminhão parado na central de recebimento para devolver suas embalagens reconhece os enormes benefícios que vieram com o adEV (Agendamento de Devolução das Embalagens Vazias), ferramenta disponibilizada pelo inpEV em todas as centrais do Sistema Campo Limpo. É o caso do produtor Roni José Aléssio, que planta 3 mil hectares de soja, milho e cana-de-açúcar em várias propriedades em Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul. “Antes, havia a possibilidade de pegar fila. Agora, com o adEV, o caminhão está liberado em umas duas horas. Com antecedência, marcamos quando é mais conveniente para a gente”, conta o agricultor.

 

 

 O Agricultor Roni José Aléssio, de Rio Brilhante, agenda duas devoluções por ano

O Agricultor Roni José Aléssio, de Rio Brilhante, agenda duas devoluções por ano

 

Normalmente, Roni agenda duas entregas por ano e marca cerca de 60 dias antes. “A gente precisa saber do compromisso e cumpri-lo para não prejudicar os outros. Quando está agendado, confirmamos e vamos na hora certa. O adEV é muito positivo e torna tudo prático”, enfatiza.

 

Esse comportamento dos produtores rurais é o esperado para que o adEV gere benefícios para todos. Criado em 2013 para facilitar o processo de devolução dessas embalagens, o programa permite ao produtor entrar no site e agendar data, horário e local para entrega do material pela internet. O agricultor consegue enxergar todas as datas disponíveis para marcar a devolução de acordo com sua conveniência e ganha agilidade, sem ter que ligar várias vezes para a central.

 

Atualmente, 54% do volume de embalagens entregues pelos agricultores nas centrais (exceto recebimentos itinerantes e quantidades que chegam via postos de recebimento) são devolvidos por meio de agendamento eletrônico. Além de ser importante que os agricultores aumentem a utilização da ferramenta, é preciso que usem corretamente.

 

 

Os agricultores precisam confirmar o agendamento quando receberem um e-mail com essa solicitação para não perder a data”

Victor Gaspar

 

Importância de confirmar

“Os agricultores precisam confirmar o agendamento quando receberem um e-mail com essa solicitação cerca de duas semanas antes da data marcada. Se essa confirmação não acontecer, ele perde a data no sistema e precisa reagendar, voltando para o fim da fila. Pode levar uns dois meses para conseguir novo horário”, alerta Victor Gaspar, coordenador de Operações do inpEV.

 

Outra recomendação importante é que, depois de feita essa confirmação, o produtor não cancele o agendamento em cima da hora. “A central se prepara para receber as quantidades e tipos de embalagens indicadas. O cancelamento impacta no fluxo da operação e prejudica outros agricultores que estão em busca de datas disponíveis”, afirma o coordenador.

 

 

O técnico Paulo Victor Pereira de Sousa programa 24 entregas da usina ao longo do ano pelo adEV

O técnico Paulo Victor Pereira de Sousa programa 24 entregas da usina ao longo do ano pelo adEV

Essas orientações são seguidas à risca pela Usina Açucareira Guaíra, que devolve cerca de 3 toneladas de embalagens por mês, divididas em duas entregas, na central de Ituverava (SP). “Utilizamos o adEV desde que a ferramenta foi oferecida. Fazemos a programação do ano, escolhendo duas datas para entrega por mês. Além de agilizar a devolução, a ferramenta facilita o armazenamento, pois não acumula embalagem no depósito”, explica Paulo Victor Pereira de Sousa, técnico em meio ambiente da usina e responsável pelos agendamentos.

 

Ele destaca que a ferramenta é muito simples e fácil de usar. “Indicamos o tipo de caminhão que vai entregar e que tipos de embalagens. Ele sai da usina às 7h da manhã e às 10h está de volta. É muito prático”, completa.

 

Além de agilizar a devolução, a ferramenta facilita o armazenamento, pois não acumula embalagem no depósito

Paulo Victor Pereira de Sousa

 

Gilmar Gonçalves Mendes, do Tocantins, elogia a experiência com o adEV na central de Balsas (MA)

Gilmar Gonçalves Mendes, do Tocantins, elogia a experiência com o adEV na central de Balsas (MA)

Ao ter a oportunidade de usar o adEV pela primeira vez, o produtor Gilmar Gonçalves Mendes achou um avanço muito vantajoso. Proprietário de quatro fazendas na região de Campos Lindos, no Tocantins, ele planta 6 mil hectares de soja e milho, e devolve entre 40 e 50 toneladas de embalagens vazias por ano. “Depois da inauguração da nova central de Balsas, no Maranhão, usamos o agendamento eletrônico e foi ótimo. É bem simples e reduz nossos custos por não ter perda de tempo, nem para agendar nem para entregar. É uma novidade tecnológica que vem para somar”, conclui.

 

Depois da inauguração da nova central de Balsas (MA), usamos o agendamento eletrônico e foi ótimo. É bem simples e reduz nossos custos por não ter perda de tempo, nem para agendar nem para entregar

Gilmar Gonçalves Mendes

 

 

Passo a passo para agendar

A realização do agendamento eletrônico é fácil e simples. Basta acessar o link https://agendamento.inpev.org.br/Page/Home.aspx. Se for a primeira vez, efetue o cadastro e, a seguir, veja os passos indicados.

 

 

1. Selecione no mapa o estado em que deseja realizar a entrega;

 

2. Selecione uma central ou posto, clicando em “Buscar unidade mais próxima". É possível listar as unidades mais próximas conforme o endereço selecionado.

 

3. Clique em "Ver detalhes / agendar". Todas as informações do local escolhido serão exibidas: razão social, CNPJ, endereço completo, e-mail, telefone, responsável e e-mail do responsável. Horários disponíveis para agendamento, dias de espera e orientações.

 

4. Clique em agendar. Você será direcionado ao formulário de agendamento, em que terá que indicar data, hora, local, tipo de veículo que fará a entrega e perfil do material. Aí é só concluir e confirmar quando receber o e-mail perto da data agendada.

 

 

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

palavra do presidente

Juntos pela sustentabilidade no campo

Posto de Cerquilho recebe cerca de 60 toneladas de embalagens por ano

Posto de Cerquilho chega aos 15 anos com inovação digital

Relatório de Sustentabilidade do inpEV registra a evolução dos benefícios do Sistema Campo Limpo

Relatório de Sustentabilidade do inpEV registra a evolução dos benefícios do Sistema Campo Limpo

Ruy Cunha, Presidente Brasil da Lavoro

Lavoro é 100% integrada ao inpEV e ao Sistema Campo Limpo

João Cesar Rando participa de painel no Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

InpEV apresenta boas práticas no Congresso da Abrampa

Fachada no central de recebimento de Querência (MT)

Município de Querência (MT) ganha central do inpEV