Voltar ao Site Principal

MAIO JUNHO 2022

Relatório de Sustentabilidade inpEV 2022 a 2021

Relatório, elaborado com base nas diretrizes GRI, reflete a transparência do inpEV.

EM MOVIMENTO

Os resultados apresentados nesse relatório confirmam a excelência de uma trajetória, que levou o inpEV a participar da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima

Marilene Iamauti

Relatório de Sustentabilidade do inpEV registra a evolução dos benefícios do Sistema Campo Limpo

Publicação mostra que programa evitou emissão de quase 900 mil toneladas de gás carbônico equivalente, de 2002 a 2021

Os resultados do mais recente Estudo de Ecoeficiência do Sistema Campo Limpo, conduzido pela Fundação Espaço Eco, confirmam a evolução crescente de sua contribuição para a sustentabilidade do agronegócio. Em um momento em que a descarbonização é cada vez mais importante para evitar as mudanças climáticas que ameaçam o planeta, o programa de logística reversa evitou a emissão de 899 mil toneladas de CO2e, de 2002 a 2021, o que equivale a 16 mil viagens de caminhão ao redor da Terra. Se o Sistema não existisse e essas emissões tivessem ocorrido, seria necessário plantar 6,5 milhões de árvores para compensá-las. Apenas no ano passado, foram 5.589 toneladas de gás carbônico equivalente que deixaram de ser emitidas.

 

Consolidando a transparência do inpEV, esses são alguns dos números de destaque apresentados no Relatório de Sustentabilidade, edição 2021, ano em que o Instituto completou 20 anos de atividade. Elaborada com base nas diretrizes do GRI (Global Report Initiative), a 19ª edição do relatório registra ainda a superação da marca de 650 mil toneladas de embalagens vazias corretamente destinadas ao longo dessas duas décadas. Em 2021, foram destinadas corretamente 53,6 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas no país, um aumento de 7% em relação a 2020.

 

“Os resultados apresentados nesse relatório confirmam a excelência de uma trajetória, que levou o inpEV, no ano de seu vigésimo aniversário, a participar da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP26), em Glasgow (Escócia). Exemplo de economia circular de forma pioneira, o Instituto segue investindo em inovações que melhoram sua eficiência e aumentam os ganhos ambientais”, destaca Marilene Iamauti, gerente de Sustentabilidade do inpEV.

 

 

 

 

Relatório Ecoeficiência

Estudo mostra emissões evitadas e redução de consumo de recursos naturais

Economia de água e energia

A redução de consumo de recursos naturais é outro bom resultado indicado pelo Estudo e apresentado no relatório. Como o Sistema Campo Limpo põe em prática o conceito de economia circular, pois as embalagens pós-consumo de defensivos agrícolas são recicladas e voltam a ser matéria-prima para novos produtos, ele gera economia de água e energia.

 

“Desde o início da operação do Sistema, em 2002, até o ano passado, deixaram de ser consumidos 36 bilhões de megajoules de energia, o suficiente para abastecer 5,2 milhões de casas durante um ano. Apenas em 2021, foram 4 bilhões de megajoules de energia economizados.

 

A economia de água foi de 225 milhões de litros desde 2019, quando esse indicador passou a ser medido. Esse volume equivale ao consumo diário de 1,1 milhão de pessoas. Foram 89,8 milhões de litros de água economizados apenas em 2021.

 

Progressos em educação

Nesse segundo ano de atuação durante a pandemia, os números mostram que o inpEV manteve o bom funcionamento com segurança. Foram adotadas medidas de prevenção e conscientização, que permitiram ter 100% dos colaboradores do Instituto com o ciclo de vacinação completo em dezembro.

 

As atividades educativas também seguiram em evolução. Por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, o inpEV levou conteúdo sobre gestão de resíduos sólidos, economia circular e mudanças climáticas a alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Desde 2009, o PEA impactou 2,1 milhões de alunos da rede pública do país. Somente em 2021, atingiu 195,3 mil alunos de 2.105 escolas de 244 municípios de todo o Brasil.

 

“As informações compartilhadas no relatório – disponível no site do inpEV – são úteis aos públicos envolvidos e a outros setores que queiram crescer a partir dessa bem-sucedida experiência”, completa Marilene.

 

Relatório de Sustentabilidade 2021 inpEV

Relatório de Sustentabilidade

 

 

De periodicidade anual, o relatório se refere a 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021

 

Os indicadores GRI incluem a matriz e as centrais de recebimento administradas pelo inpEV. As exceções são especificadas ao longo da publicação.

 

Conteúdo: 68 páginas, formato PDF com 2,2 MB.

 

Clique aqui para fazer o download.

 

 

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

palavra do presidente

Juntos pela sustentabilidade no campo

Posto de Cerquilho recebe cerca de 60 toneladas de embalagens por ano

Posto de Cerquilho chega aos 15 anos com inovação digital

Caminhão da Usina Açucareira Guaíra, de Ituverava, saindo para entrega agendada pelo adEV

Usuários aprovam benefícios do adEV

Ruy Cunha, Presidente Brasil da Lavoro

Lavoro é 100% integrada ao inpEV e ao Sistema Campo Limpo

João Cesar Rando participa de painel no Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

InpEV apresenta boas práticas no Congresso da Abrampa

Fachada no central de recebimento de Querência (MT)

Município de Querência (MT) ganha central do inpEV