Voltar ao Site Principal

MARÇO ABRIL 2022

ENTREVISTA

Atuação do inpEV está alinhada à jornada ESG da AgroGalaxy

Plataforma de venda de insumos agrícolas soma esforços pelo bem do meio ambiente

Welles Pascoa, CEO da AgroGalaxy

Guiada pela missão de vincular o negócio a práticas sociais, ambientais e de governança, a Plataforma AgroGalaxy empenha-se em fazer a sua parte para o bom funcionamento do Sistema Campo Limpo. Atuando no varejo de insumos agrícolas e serviços para o agronegócio, o grupo trabalha em parceria com o inpEV na promoção do desenvolvimento sustentável. Nesta entrevista, o CEO da AgroGalaxy, Welles Pascoal, fala da importância dessa atuação conjunta na correta destinação de embalagens de defensivos agrícolas, resultando na conservação do meio ambiente para as futuras gerações.

 

 

 

Como a sustentabilidade está inserida na prática diária da plataforma?

A Plataforma AgroGalaxy está construindo uma jornada ESG consistente, que integra os desafios do negócio aos aspectos ambientais, sociais e de governança na relação com seus públicos de interesse. Na prática, a Política de Responsabilidade Socioambiental orienta todos os colaboradores nesta linha e o Comitê de Sustentabilidade define iniciativas e processos que garantem o atendimento a estas diretrizes. Os temas mais relevantes foram revisados em 2021 para priorizar a atuação das diferentes áreas da empresa na agenda de sustentabilidade. Em relação a isso, algumas ações que temos executado na companhia são: treinamentos e suporte aos produtores rurais, vendas de produtos biológicos, estruturação de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, entre outras. Recentemente, lançamos o Instituto AgroGalaxy, uma iniciativa voltada para o desenvolvimento sustentável do agronegócio, com o objetivo de melhorar o dia a dia do produtor rural com soluções inovadoras e gerar impacto positivo para as suas comunidades. Cada vez mais, metas ESG estão fazendo parte do planejamento estratégico e dos resultados das equipes.

 

Welles Pascoa, CEO da AgroGalaxy

Preservar o meio ambiente é um dos grandes objetivos do AgroGalaxy e, por isso, em todas as nossas companhias, as equipes de consultores orientam sobre o retorno para descarte correto das embalagens de agroquímicos nas centrais cadastradas pelo inpEV

Welles Pascoa

O trabalho integrado ao Sistema Campo Limpo está alinhado à política de Responsabilidade Socioambiental da plataforma?

O Sistema Campo Limpo está alinhado à política de Responsabilidade Socioambiental do AgroGalaxy, em que assumimos nossa fatia de responsabilidade na cadeia produtiva formada por agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público. O AgroGalaxy está posicionado mais especificamente no elo de distribuidor de insumos agrícolas, sendo parte da cadeia da logística reversa das embalagens vazias de defensivos. Por isso, tem como responsabilidade indicar para o produtor o local adequado (associações credenciadas para essa finalidade) para devolução da embalagem pós-consumo. Em parceria com o Sistema Campo Limpo, o AgroGalaxy disponibiliza nas mais diversas regiões do país locais adequados para recebimento de embalagens vazias, podendo esses ser na modalidade de ponto fixo ou por unidades itinerantes.

Como avalia o Sistema Campo Limpo e a importância de ter o inpEV à frente da gestão do programa?

Acreditamos que o Sistema Campo Limpo contribui de forma significativa para a sustentabilidade no agronegócio, assegurando a destinação correta das embalagens vazias que entram em contato direto com o produto em qualquer etapa da cadeia produtiva. Preservar o meio ambiente é um dos grandes objetivos do AgroGalaxy e, por isso, em todas as nossas companhias, as equipes de consultores orientam sobre o retorno para descarte correto das embalagens de agroquímicos nas centrais cadastradas pelo inpEV, evitando o risco de contaminar o solo e os lençóis freáticos por resíduos.

 

 

Que futuro vislumbra para essa parceria com o Sistema?

Vamos assegurar cada vez mais a sustentabilidade no agronegócio, em todas as suas etapas produtivas, com eficiência e segurança na destinação final das embalagens vazias de defensivos agrícolas, colaborando diretamente com a redução dos impactos para o meio ambiente onde estamos inseridos e garantindo a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

Superação de desafios inéditos

Uma corrente que leva ao sucesso

União nos torna mais fortes

Material educativo da edição 2022 do PEA Campo Limpo

Edição PEA 2022 leva para escolas reflexão sobre logística reversa

POSTO DE GAÚCHA DO NORTE, NO MATO GROSSO, GERENCIADO PELA ARDAVA

Posto de Gaúcha do Norte comemora 10 anos com recebimento em ascensão

OLÍMPIO RECEBE VISITANTES NO STAND DO INPEV NA SHOW RURAL COOPAVEL, EM CASCAVEL (PR)

inpEV e Sistema Campo Limpo voltam a participar de eventos presenciais

NOVA CENTRAL DE BALSAS É A ÚNICA CREDENCIADA AO INPEV NO MUNICÍPIO

inpEV inaugura central em Balsas (MA)