Voltar ao Site Principal

MARÇO ABRIL 2022

Material educativo da edição 2022 do PEA Campo Limpo

Material educativo da edição 2022 do PEA Campo Limpo

EM MOVIMENTO

Um grupo de dez professores iniciará uma rede de multiplicadores para disseminar o programa em suas comunidades

Anna Leticia Malagoli Silva

Edição PEA 2022 leva para escolas reflexão sobre logística reversa

Programa para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental integra formatos online e físico, oferecendo conteúdos complementares no site

Enriquecido a cada ano com novidades que aumentam as possibilidades de incorporar a preocupação com a destinação dos resíduos sólidos à rotina das crianças, o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo traz os “Caminhos da Logística Reversa” como tema da edição 2022. Cerca de 9 mil kits pedagógicos serão distribuídos às escolas participantes para a realização de atividades presenciais que se somam a conteúdos digitais disponíveis no site do programa (https://inpevcampolimpo.org.br/).

 

Com o objetivo de apoiar escolas públicas e privadas em temas alinhados à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o PEA destaca este ano a importância da logística reversa para o sucesso da economia circular e o papel de cada um para colocar em prática esse conceito, essencial para o futuro do planeta.

Os educadores são estimulados a usar outros recursos, acessando textos, vídeos ou músicas que ajudam a ensinar de forma lúdica

Fernanda Esteves Cardozo

Os professores das escolas participantes (inscritas pelas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo) receberão um kit com Caderno do Professor, cartaz interativo e jogo de cartas “O que sou eu”. “Uma das novidades deste ano é a integração entre os materiais pedagógicos. O caderno do professor, por exemplo, tem QR codes que levam para conteúdos complementares no site, tanto desta edição quanto de anos anteriores. Os educadores são estimulados a usar outros recursos, acessando textos, vídeos ou músicas que ajudam a ensinar de forma lúdica”, explica Fernanda Esteves Cardozo, coordenadora técnica do PEA Campo Limpo.

 

 

 

PROVA BRASIL

No site há informações e atividades complementares, como jogos virtuais, cards para whatsapp e orientação para aplicação dos conteúdos em sala de aula. O Espaço do Educador oferece exemplos de questões no modelo da Prova Brasil/Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). Com a integração aos materiais físicos e informações úteis e atualizadas, o site deve atrair ainda mais visitantes. A edição deste ano deve superar os 8 mil acessos registrados em 2021.

 

Os recursos digitais do PEA incluem ainda, desde o ano passado, uma formação para os professores por meio da Educação a Distância. O curso virtual utiliza os conteúdos teóricos da PNRS e atividades práticas aplicadas no programa. Em 2021, 400 professores se inscreveram com índice de 89% de conclusão.

 

Os tradicionais concursos de Desenho e Redação deste ano serão resultantes de ações em sala de aula. Com o tema “Minha atividade na Logística Reversa”, a redação será a mesma elaborada a partir de atividade proposta no Caderno do Professor e o desenho terá como inspiração o cartaz interativo.

 

Para estreitar o contato com os educadores, avaliando os resultados da aplicação do programa e aperfeiçoando os materiais para anos seguintes, foi criado o Conexão PEA. “Um grupo de dez professores, sendo um representante de cada região do país conforme divisão do Sistema Campo Limpo, iniciará uma rede de multiplicadores para disseminar o programa em suas comunidades. Eles serão consultores para contribuir para a construção dos conteúdos e materiais nos próximos anos. A partir da experiência e olhar desses embaixadores, vamos aperfeiçoar ainda mais o PEA, que já tem sido tão bem-sucedido”, explica Anna Leticia Malagoli Silva, coordenadora de Educação do inpEV.

 

 

 

Saiba mais no vídeo do PEA:

 

 

PEA em números (2021)

 

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

CAMPANHA #UNIDOSSOMOSMAIS REFORÇA IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE AGRICULTORES, REVENDEDORES, INDÚSTRIA E PODER PÚBLICO PARA O SUCESSO DO SISTEMA

Uma corrente que leva ao sucesso

União nos torna mais fortes

POSTO DE GAÚCHA DO NORTE, NO MATO GROSSO, GERENCIADO PELA ARDAVA

Posto de Gaúcha do Norte comemora 10 anos com recebimento em ascensão

WELLES PASCOA, CEO DA AGROGALAXY

Atuação do inpEV está alinhada à jornada ESG da AgroGalaxy

OLÍMPIO RECEBE VISITANTES NO STAND DO INPEV NA SHOW RURAL COOPAVEL, EM CASCAVEL (PR)

inpEV e Sistema Campo Limpo voltam a participar de eventos presenciais

NOVA CENTRAL DE BALSAS É A ÚNICA CREDENCIADA AO INPEV NO MUNICÍPIO

inpEV inaugura central em Balsas (MA)