Voltar ao Site Principal

MAIO JUNHO 2021

ENTREVISTA

Aeagro e inpEV: uma parceria com benefícios para todos

Associação reconhece eficiência do inpEV na gestão do Sistema Campo Limpo

Julmar Cenci, presidente da Aeagro (Associação das Empresas do Agronegócio)

As associações de revendas de defensivos agrícolas têm papel fundamental no sucesso do Sistema Campo Limpo, desde sua origem. O programa brasileiro consegue destinar corretamente 94% das embalagens de defensivos agrícolas comercializadas porque cada elo da cadeia agrícola faz a sua parte, incluindo os canais de distribuição. Nesta entrevista, Julmar Cenci, presidente da Aeagro (Associação das Empresas do Agronegócio), reforça a importância da parceria com o inpEV, que evolui e continua gerando benefícios para todo o Sistema.

 

 

 

Qual o trabalho da associação hoje e como foi no passado, desde a criação do Sistema Campo Limpo?

Antes do ano 2.000, como não existia uma lei que obrigasse o produtor a devolver as embalagens vazias dos defensivos agrícolas, muitas vezes, elas eram queimadas ou reaproveitadas de maneira irregular, colocando em risco o meio ambiente. Com a evolução desse cenário pela implantação do Sistema Campo Limpo, a Aeagro, que já existia para representar os revendedores, se associou ao inpEV e encabeçou a construção da central de recebimento de embalagens em Luziânia (GO) e de dois postos de recebimento no Distrito Federal (Brazlândia e Planaltina/PAD-DF).

 

Hoje, com a contribuição de toda a cadeia (indústrias, revendas e produtores rurais), a maioria dessas embalagens retorna para a indústria de reciclagem. Em um trabalho conjunto com o inpEV em ações de conscientização, como o Dia Nacional do Campo Limpo e outras campanhas educativas, esperamos aumentar essa porcentagem cada vez mais.

 

Julmar Cenci, presidente da Aeagro (Associação das Empresas do Agronegócio)

O inpEV está fazendo um trabalho muito bom de comunicação e conscientização, e tem apoiado e incentivado as associações de revendas em tudo o que elas necessitam

Julmar Cenci

Como vê a contribuição dos canais de distribuição para os bons resultados atingidos até o momento pelo Sistema?

A contribuição dos canais de distribuição é essencial. Seus colaboradores, sócios e funcionários indicam, cobram e conscientizam os produtores sobre a importância da devolução das embalagens, tarefa que é constante a cada safra.

Com a adoção do modelo integrado de gestão das unidades de recebimento, como avalia a continuidade da parceria da associação com o inpEV?

O modelo ficou excelente. Desde o ano passado, o inpEV passou a ser responsável pela gestão da central de Luziânia e a Aeagro cuida dos postos do DF. A associação pode ficar mais voltada para os negócios dos revendedores. Entendemos que cada elo deve fazer a sua parte: os canais de distribuição, junto com o inpEV, mantêm as unidades funcionando, os produtores rurais devolvem as embalagens nesses locais e o inpEV envia para reciclagem. Com isso, toda a cadeia produtiva ganha e o meio ambiente mais ainda. Por isso, acho muito importante essa parceria e espero que ela continue por muito tempo. Continuamos juntos em ações como comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo, PEA e recebimentos itinerantes. O convênio com o inpEV é fundamental para continuarmos cumprindo a legislação e tendo bons resultados.

 

Como avalia o Sistema Campo Limpo e a atuação do inpEV como entidade gestora?

O inpEV está fazendo um trabalho muito bom de comunicação e conscientização, e tem apoiado e incentivado as associações de revendas em tudo o que elas necessitam. O Sistema Campo Limpo é marca registrada da boa gestão do inpEV, que vem aumentando os números de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas e dando um bom exemplo para a sociedade de que é possível produzir, contribuindo com o meio ambiente com uma gestão séria e organizada.

VEJA TAMBÉM NESTA EDIÇÃO

Superação de desafios inéditos

Mulheres na liderança refletem pioneirismo do inpEV também em diversidade

João Cesar M. Rando Diretor-presidente do inpEV

Momento de ser solidário


            Sipat do Sistema Campo Limpo aborda cuidado com o próximo

A importância de devolver embalagem sem conter objetos

PERSONAGENS DO KIT PEDAGÓGICO DO PEA 2021

Curso EAD para professores é novidade do Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo

InpEV e Campo Limpo Reciclagem foram finalistas em prêmios internacionais

Projeto de rastreabilidade de embalagens aumenta eficiência do Sistema Campo Limpo