Viabilidade econômica

  GRI 201-4 

IMPACTOS POSITIVOS, NEGATIVOS, REAIS E POTENCIAIS LIGADOS AO TEMA   GRI 3-3 

ENVOLVIMENTO DIRETO DO inpEV

Sustentabilidade do Sistema e continuidade de seus impactos positivos

Gestão financeira; busca de fontes de financiamento

Em 2022, teve sequência o conjunto de iniciativas para aumentar as receitas e diminuir os custos do Sistema Campo Limpo, que endereça o objetivo estratégico de alcançar a autossustentação do Sistema. No ano, o autofinanciamento correspondeu a 76%.

O resultado permite a redução dos repasses financeiros feitos pelas fabricantes associadas e pelo canal de distribuição (associações e cooperativas). Além dessas contribuições, a receita do inpEV também é formada pelas taxas de credenciamento dos recicladores e pelo arrendamento da Campo Limpo Embalagens. O Instituto não recebe apoio financeiro do governo ou de agências de crédito.

Com as ações, o inpEV superou a meta de redução de aportes financeiros estabelecida para 2022 em quase R$ 6 milhões. Foi o segundo ano consecutivo que o valor inicialmente projetado foi ultrapassado e, para 2023, uma meta ainda mais ambiciosa foi estipulada.

Exemplo de otimização vem do Programa de Gestão Integrada de Centrais, que, de 2019 a 2022, assegurou uma economia de R$ 8,7 milhões ao Sistema. Já a reciclagem de embalagens flexíveis, que entrará em operação em 2023, deverá representar uma redução anual dos custos com incineração de aproximadamente R$ 15 milhões.

A construção e o acompanhamento do orçamento anual do inpEV é feito em uma plataforma 100% automatizada. Tanto os líderes quanto os membros do Conselho Diretor se reúnem mensalmente para avaliar sua execução.

+ de R$ 1,8 bilhão
aportado por todos os elos da cadeia para custear o Sistema Campo Limpo desde 2002.

DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO1 (R$ milhões)

2020

2021

2022

Ativo total

165,3

174,2

185,4

Recursos totais (inpEV + elos da cadeia) que financiam o programa – acumulado desde 2002

1.399,0

1.696,6

1.821,1

Contribuições de associados

69,2

56,4

45,4

Arrendamento Campo Limpo2

11,2

16,8

23,3

Patrimônio líquido

112,4

89,9

105,1

Dívida líquida3

2,6

5,6

7,1

1 Desde 2021, a taxa de credenciamento, paga pelos recicladores pela remessa de embalagens enviadas pelo inpEV e pela cooperação técnica com o Instituto, passou a ser considerada como parte da receita de consultoria, que inclui também a taxa de custeio do inpEV e das centrais conveniadas. Em 2022, as receitas de consultoria corresponderam a R$ 94,3 milhões (em 2021, o valor foi de R$ 79,2 milhões).

2 Aluguel pago pela Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. ao inpEV.

3 Considera apenas obrigações com fornecedores, excluindo obrigações com centrais e postos.

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