GRI 2-1
E
ntidade sem fins lucrativos, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) foi criado em dezembro de 2001 para ser a entidade gestora do Sistema Campo Limpo.
A missão, visão e valores pautam o trabalho do Instituto, que busca garantir a eficiência, a sustentabilidade e a evolução do Sistema e o engajamento permanente de todos os elos da cadeia agrícola. Com o apoio dos demais atores da cadeia, o inpEV também conduz as atividades de conscientização e educação socioambiental da sociedade.
Com sede em São Paulo (SP), o Instituto encerrou 2022 com seu quadro de associados formado por 160 empresas e dez entidades representativas da indústria fabricante, do canal de distribuição e dos agricultores.
MISSÃO
Contribuir para a conservação do meio ambiente e do Sistema Campo Limpo, com uma gestão autossustentável da destinação final de embalagens vazias de produtos fitossanitários e da prestação de serviços na área de logística reversa de resíduos sólidos, com comprometimento e integração de todos os elos da cadeia produtiva agrícola.
VISÃO
Ser reconhecido mundialmente como centro de excelência na logística reversa de embalagens vazias de produtos fitossanitários e na área de resíduos sólidos agrícolas, sendo uma referência na prestação de serviços e tornando o Sistema Campo Limpo autossustentável.
VALORES
Atitude integradora: é a característica de liderança do Instituto, a valorização do trabalho em equipe, a integração dos elos da cadeia e a disseminação do conhecimento.
Inovação: é dinamismo, empreendedorismo, criatividade e superação de desafios que posicionam o inpEV como referência mundial na logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Integridade: é ter o comportamento pautado pela ética, respeito às diferenças, transparência em todas as ações realizadas, e veracidade das informações.
Responsabilidade socioambiental: é a razão de ser do Instituto, que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo.
Segurança: é o zelo pelo bem-estar e integridade física de nossos colaboradores e de todos os envolvidos no Sistema Campo Limpo, bem como a proteção de informações e do patrimônio.
GOVERNANÇA CORPORATIVA GRI 2-9, 2-10
A Assembleia Geral, formada pelos associados, é a instância máxima decisória, que se reúne duas vezes ao ano para aprovar a estratégia do Instituto e seu desempenho financeiro, operacional e socioambiental.
O Conselho Diretor tem como atribuições assegurar que o estatuto social do inpEV e as leis vigentes sejam cumpridas, além de zelar pelo patrimônio do Instituto e contribuir para o estreitamento das relações entre os elos da cadeia. O órgão é formado por representantes de cinco empresas associadas contribuintes e das entidades associadas e pelo diretor-presidente do Instituto. Os conselheiros são eleitos durante a Assembleia Geral e exercem mandatos de dois anos. Em cada mandato vigente, um membro atua como presidente do órgão após deliberação conjunta.
O Conselho Fiscal apoia e fiscaliza as instâncias decisórias e o desempenho do inpEV. Compete ao órgão, por exemplo, avaliar as demonstrações financeiras anuais, que obedecem às normas brasileiras de contabilidade e são auditadas externamente. O Conselho Fiscal é formado por representantes de três empresas associadas e cumprem mandatos de dois anos.
A execução da estratégia cabe à Diretoria Executiva. O diretor-presidente é nomeado pelo Conselho Diretor, do qual também faz parte, e não tem vínculo com as empresas associadas, evitando potenciais conflitos de interesse. O profissional tem o suporte das gerências de Operações, Logística, Destinação Final, Sustentabilidade, Recursos Humanos, Qualidade, Tecnologia da Informação, Suprimentos, Fiscal e Administrativo-financeira.
Há, ainda, seis grupos temáticos, com a participação de profissionais do inpEV e especialistas externos, que apoiam as tomadas de decisão

Estrutura de governança

CONSELHO DIRETOR
Empresas
Syngenta
Bayer
Sumitomo
Iharabrás
CTVA
Entidades
Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)
Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo)
Associação Brasileira dos Defensivos Genéricos (Aenda)
Associação Nacional dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários (Andav)
Associação Paulista dos Produtores de Sementes e Mudas (APPS)
Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja)
Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
CropLife Brasil
Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)
Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg)
CONSELHO FISCAL
Albaugh
Sipcam Nichino
Adama

COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE GRI 2-27
A integridade é um dos valores do inpEV. As diretrizes de ética do Instituto estão reunidas em seu Código de Conduta, que também inclui as políticas Anticorrupção e Concorrencial.
O documento orienta o comportamento e as atitudes de colaboradores em suas relações no ambiente de trabalho e nas interações com stakeholders externos (associadas, parceiros, fornecedores, órgãos reguladores e representantes das comunidades onde o inpEV está inserido). As premissas do código também devem ser seguidas por prestadores de serviço, fornecedores, parceiros e empresas e entidades associadas. Todos eles são comunicados sobre o documento ao iniciar o relacionamento com o Instituto.
Os recém-contratados recebem informações sobre o código e têm que realizar o treinamento nos primeiros três meses de trabalho. Há também comunicações e capacitações periódicas para toda a equipe. O último curso de reciclagem aconteceu em 2021 e o próximo está programado para 2023.
Os colaboradores devem procurar os gestores do inpEV para informar eventuais violações ao Código de Conduta e esclarecer dúvidas. Em 2022, não houve casos significativos de inconformidade com leis e regulamentos.
PROCEDIMENTOS ANTICORRUPÇÃO (2022)
GRI 205-2
Comunicados
Treinados
Total
0%
Total
0%
Por nível funcional
Diretoria
0
0%
0
0%
Gerência
0
0%
0
0%
Coordenação
1
5%
1
5%
Coordenação e supervisão de centrais
9
16%
5
9%
Administrativo
22
45%
19
39%
Operaciona
141
58%
39
16%
Por região
Centro-oeste
47
58%
11
14%
Nordeste
20
54%
14
38%
Norte
3
50%
0
0%
Sudeste
44
31%
22
15%
Sul
59
53%
17
15%
TOTAL
173
46%
64
17%
FOCO EM QUALIDADE
A excelência do Sistema Campo Limpo também reflete o comprometimento do inpEV com a padronização de processos e as melhores práticas de gestão. Houve 28 auditorias realizadas pela área de Qualidade em 2022, em parceria com a equipe de Saúde e Segurança. Para disseminar a cultura da qualidade em todo o Instituto, há 15 profissionais de diferentes áreas que foram treinados e atuam como multiplicadores.
O inpEV é certificado pela ISO 9001:2015, cujo escopo inclui a gestão das centrais, a gestão logística, as atividades de destinação final e as realizadas pelas áreas de suporte. Em 2022, 70% das centrais administradas pelo Instituto também contavam com a ISO 9001, o que correspondia a 42 unidades
70%
das centrais
gerenciadas pelo
inpEV certificadas
pela ISO 9001.
CADEIA DE FORNECIMENTO
GRI 2-6
A cadeia de suprimentos do inpEV era composta por 2.379 fornecedores, divididos em duas grandes categorias: diretos (insumos, equipamentos produtivos e serviços logísticos) e indiretos (máquinas e equipamentos, serviços de tecnologia da informação e atividades de comunicação e engajamento). Do total, 45 eram fornecedores diretos em 2022.
Atualmente, a área de Suprimentos é responsável pela aquisição de produtos e serviços para as centrais de recebimento sob gestão do inpEV. As negociações são feitas de forma centralizada, com as entregas, sempre que possível, realizadas diretamente nas unidades, o que garante otimização de recursos e tempo.
Para balizar as relações comerciais, há um Código de Conduta exclusivo para os fornecedores. Tanto o código quanto a Política de Compras enfatizam o respeito aos direitos humanos, e os contratos possuem cláusulas de proibição a situações de trabalho infantil e análogo ao escravo.
Em 2022, foram realizadas avaliações em 29 fornecedores estratégicos, que consideraram, pela primeira vez, aspectos ambientais, sociais e de governança.
