Logística

  GRI 201-4 

IMPACTOS POSITIVOS, NEGATIVOS, REAIS E POTENCIAIS LIGADOS AO TEMA   GRI 3-3 

ENVOLVIMENTO DIRETO DO inpEV

Eficiência e segurança no transporte dos materiais

Consumo de combustíveis fósseis

Transporte dos materiais entre as centrais e a destinação fina

A logística, que inclui o transporte das embalagens dos postos às centrais e das centrais aos parceiros responsáveis pela destinação final, é uma etapa fundamental para a excelência do Sistema Campo Limpo.

Graças ao Sistema de Informação de Centrais (SIC) e ao Sistema de Informação de Postos (SIP), este último já implementado em 155 dos 290 postos, o monitoramento em tempo real do estoque das centrais e postos subsidia a construção do planejamento logístico, que é analisado em reuniões mensais com a participação do transportador parceiro e de outras áreas do inpEV. Também há o acompanhamento dos volumes em trânsito e o controle sobre a origem e o destino de cada veículo e os tipos de materiais transportados.

O foco é alcançar o mais alto nível de eficiência com o melhor custo, minimizando também os impactos ambientais dos deslocamentos. Uma das soluções é a adoção do frete de retorno para as viagens entre as centrais e recicladoras e incineradoras. Nessa modalidade, o mesmo caminhão que entrega os defensivos agrícolas para revendas, cooperativas e agricultores faz o percurso de volta carregado de embalagens vazias.

A compactação dos fardos e sua disposição nos veículos também permitem que o maior volume de embalagens seja transportado, sempre em obediência aos parâmetros da legislação e prezando pela segurança de todos os usuários das rodovias e estradas brasileiras.

SEGURANÇA COMO PRIORIDADE

Há um procedimento padronizado de verificação para 100% dos caminhões que chegam a todas as unidades de recebimento do Sistema, que confere a regularidade da documentação e as condições gerais dos veículos e dos motoristas. As equipes das unidades também acompanham o carregamento dos caminhões para assegurar que todas as regras de segurança estão sendo seguidas.

As inspeções em veículos que transportam materiais classificados como resíduos perigosos são ainda mais rígidas. Os resultados das verificações são analisados pelas equipes de Logística e Qualidade do inpEV, e os caminhões só são liberados após o aval das duas áreas. Vale ressaltar que as unidades de recebimento contam com galpões exclusivos para o armazenamento desse tipo de resíduo.

Um comitê específico, formado por representantes de diversas áreas do Instituto, é acionado quando ocorrem acidentes de trânsito.

LOGÍSTICA EM NÚMEROS

+ de
180 mil
caminhões movimentados pelo Sistema Campo Limpo desde 2002.

14.859
caminhões apenas em 2022.
10.735
de postos para centrais.
4.123
de centrais para recicladoras e incineradoras.

6.946.703
quilômetros percorridos em 2022, o equivalente a
9 viagens de ida e volta para a Lua.