PROGRAMA DE GESTÃO INTEGRADA DE CENTRAIS
Para conferir mais eficiência ao Sistema Campo Limpo, em 2019 teve início o Programa de Gestão Integrada de Centrais, que transfere a administração das centrais de recebimento, até então sob a responsabilidade do canal de distribuição, para o inpEV.
O programa foi aprovado pelo Conselho Diretor do Instituto, do qual participam representantes de todos os elos da cadeia agrícola, após um amplo processo de análise e discussão, que levou em consideração a expertise do inpEV na execução de todas as etapas que envolvem a destinação ambientalmente correta das embalagens. A redução de custos para o Sistema e para o canal de distribuição, a padronização de processos de compliance, qualidade e segurança e os ganhos de produtividade já alcançados nesses quatro anos comprovam a efetividade do modelo integrado.
Mais sete centrais passaram a ser administradas diretamente pelo inpEV em 2022. São elas: Campo Mourão, Maringá, Santa Terezinha de Itaipu e Umuarama, no Paraná; Vitória da Conquista, na Bahia; Balsas, no Maranhão; e Querência, no Mato Grosso.
A gestão das 59 centrais fica a cargo de coordenadores e supervisores, com o suporte de duas gerências regionais de Operações, instituídas em 2022 e que respondem à gerência nacional de Operações.