Educação e conscientização

IMPACTOS POSITIVOS, NEGATIVOS, REAIS E POTENCIAIS LIGADOS AO TEMA   GRI 3-3 

ENVOLVIMENTO DIRETO DO inpEV

Engajamento da sociedade

Fortalecimento da cultura do cuidado ambiental

Aumento da visibilidade do Sistema

Educação ambiental, DNCL, redes sociais

Colocando em prática um de seus valores – a responsabilidade socioambiental –, o inpEV busca ir além da conscientização dos agricultores, com a qual é legalmente comprometido, para potencializar os impactos positivos do Sistema Campo Limpo.

No Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, desde 2009, o Instituto engaja estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e seus professores. Nas celebrações anuais do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), leva conscientização ambiental às comunidades próximas das unidades de recebimento. As campanhas de comunicação divulgadas nas redes sociais também buscam disseminar conhecimento sobre logística reversa, economia circular e preservação ambiental.

PEA AMPLIA NÚMERO DE PARTICIPANTES
  GRI 413-1 

A edição 2022 do PEA registrou aumentos significativos no número de municípios (+ 28%), escolas (+ 24%), salas de aula (+ 87%) e alunos (+ 25%) participantes. Além da estabilização da pandemia de covid-19 e do retorno das aulas presenciais, com a normalização do calendário escolar, o crescimento reflete os esforços dos gestores das centrais de recebimento, que vêm trabalhando para incluir escolas de outros municípios na área de influência das centrais.

Com o tema “Caminhos da Logística Reversa”, foram distribuídos cerca de 9 mil kits pedagógicos para a realização de atividades em sala de aula. Consolidando o modelo híbrido, o Caderno do Professor trouxe, por exemplo, um QR Code que direcionava a conteúdos inéditos disponibilizados no site do programa. A seção Espaço do Educador, no site, foi atualizada com novas sugestões de leituras e atividades complementares para serem realizadas com os alunos. Também foi produzida uma série de zapcasts (vídeos curtos, ideais para serem compartilhados por WhatsApp), que foi lançada na Semana do Meio Ambiente, em junho, e ficou disponível no site para download.

O programa seguiu oferecendo a formação EAD “Educação Ambiental: teoria e prática pedagógica na gestão dos resíduos sólidos”, aberta a todos os docentes do país e não apenas àqueles que participavam formalmente do PEA em 2022.

Conexão PEA

Outra novidade foi a criação do Conexão PEA, grupo de trabalho com a presença de dez professores de diferentes regiões do país. Em webinars periódicos, os participantes dão feedbacks sobre como desenvolvem os conteúdos e as atividades propostas pelo programa e como é a receptividade dos alunos, que ajudam o inpEV a aprimorar a proposta pedagógica dos próximos ciclos.

Eles também se tornam embaixadores do programa e o disseminam em suas comunidades. A ideia é que, a cada ano, um grupo diferente de professores faça parte do comitê.

254
educadores concluíram o curso EAD.

+ de 21,3 mil
acessos ao site do PEA, aumento de 49% em relação a 2021.

123 mil
visualizações da websérie.

DNCL PROMOVE AÇÃO AMBIENTAL INÉDITA
 GRI 413-1 

A edição 2022 do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) contou com uma iniciativa inédita, que, aproveitando a capilaridade do Sistema, reforçou o compromisso do inpEV com a preservação ambiental.

Com o DNCL Sustentabilidade, 95 centrais se mobilizaram para arrecadar mudas de árvores na comunidade e identificar locais, como escolas, onde poderia ocorrer o plantio. Ultrapassando as expectativas iniciais, houve a doação de 150 mil mudas, plantadas até o mês de dezembro. Em 20 anos, essas árvores têm o potencial de capturar mais de 20 mil toneladas de CO2 da atmosfera.

De volta ao formato presencial, além das solenidades oficiais e das tradicionais homenagens aos agricultores, o evento contou com o DNCL Portas Abertas, que organiza visitas de membros das comunidades e estudantes às unidades de recebimento, e com o DNCL na Escola e o DNCL Universitário, que promovem ações educativas para alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Superior.

Ao todo, 11 cidades realizaram solenidades oficiais no dia 18 de agosto. Os eventos em Rio Verde (GO) e na capital paulista foram transmitidos ao vivo pelo canal do inpEV no YouTube e pelo canal de televisão Terra Viva. Em São Paulo (SP), a solenidade fez parte da programação do Congresso da Associação Nacional de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), entidade que integra o Conselho Diretor do inpEV.

DIA MUNICIPAL DO CAMPO LIMPO

A equipe gestora das centrais também vem realizando um trabalho de aproximação e engajamento do poder público, que já resultou na promulgação de leis que instituíram o Dia Municipal do Campo Limpo. Nos últimos dois anos, a lei foi sancionada em 14 municípios (cinco em 2021 e nove em 2022).

Com as leis, crescem também as iniciativas realizadas em âmbito municipal que disseminam a importância da logística reversa no setor agrícola e sensibilizam a população sobre outros temas ambientais.

32,8 mil participantes nas 369 ações da edição 2022 do DNCL.

95 centrais e 12 postos, em mais de 100 cidades, de 19 estados brasileiros, participaram da celebração.

218 agricultores foram reconhecidos.

FORMAÇÃO EAD

No ano, 3.519 pessoas se inscreveram no curso EAD sobre o Sistema Campo Limpo – 23% eram colaboradores do inpEV e 77% eram funcionários das empresas e entidades associadas e das revendas e cooperativas, agricultores, estudantes e profissionais de logística e de outros setores.

Na parceria formalizada com a CropLife e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), foi oferecida uma turma exclusiva, que ultrapassou 800 matriculados.

Desde 2021, a formação também pode ser realizada pelo smartphone, basta fazer o download do aplicativo, disponível para Android e iOS.

MUSEU DO SISTEMA CAMPO

O Museu reúne toda a história do Sistema Campo Limpo ao longo de suas duas décadas de atuação e detalha o funcionamento da operação e todo o ciclo que as embalagens percorrem até sua transformação em novas embalagens e artefatos usados por outros setores.

Localizado em Guariba (SP), cidade onde foi instalada a primeira central de recebimento na década de 1990, ainda como parte do projeto piloto que originaria o Sistema, o espaço é mais uma maneira de promover a sensibilização dos elos da cadeia e de toda a sociedade.

As visitas são feitas com agendamento prévio, pelo endereço: https://www.inpev.org.br/inpev20anos/museu/.

COMUNICAÇÃO

Uma das campanhas realizadas pelo inpEV ao longo do ano foi a #UnidosSomosMais, que enfatizou a mensagem de que o trabalho e o comprometimento de cada elo da cadeia fortalecem os resultados do Sistema Campo Limpo. A campanha incluiu publicações nas redes sociais, spots em rádios e materiais de divulgação nas unidades de recebimento e revendas.

A estratégia de comunicação do Instituto também focou no engajamento das empresas associadas. Algumas, inclusive, divulgaram em seus perfis nas redes sociais campanhas sobre destinação final de resíduos sólidos, economia circular e as atribuições do Sistema.

Nas comunicações voltadas à conscientização dos agricultores, o Instituto priorizou formatos mais atrativos, como as webséries.

Pessoas impactadas nas redes sociais

Facebook:
6,8 milhões.

Instagram:
7,3 milhões.

YouTube:
1,5 milhão.

LinkedIn:
103 mil.