Colocando em prática um de seus valores – a responsabilidade socioambiental –, o inpEV busca ir além da conscientização dos agricultores, com a qual é legalmente comprometido, para potencializar os impactos positivos do Sistema Campo Limpo.
No Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo, desde 2009, o Instituto engaja estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e seus professores. Nas celebrações anuais do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), leva conscientização ambiental às comunidades próximas das unidades de recebimento. As campanhas de comunicação divulgadas nas redes sociais também buscam disseminar conhecimento sobre logística reversa, economia circular e preservação ambiental.
PEA AMPLIA NÚMERO DE PARTICIPANTES
GRI 413-1
A edição 2022 do PEA registrou aumentos significativos no número de municípios (+ 28%), escolas (+ 24%), salas de aula (+ 87%) e alunos (+ 25%) participantes. Além da estabilização da pandemia de covid-19 e do retorno das aulas presenciais, com a normalização do calendário escolar, o crescimento reflete os esforços dos gestores das centrais de recebimento, que vêm trabalhando para incluir escolas de outros municípios na área de influência das centrais.
Com o tema “Caminhos da Logística Reversa”, foram distribuídos cerca de 9 mil kits pedagógicos para a realização de atividades em sala de aula. Consolidando o modelo híbrido, o Caderno do Professor trouxe, por exemplo, um QR Code que direcionava a conteúdos inéditos disponibilizados no site do programa. A seção Espaço do Educador, no site, foi atualizada com novas sugestões de leituras e atividades complementares para serem realizadas com os alunos. Também foi produzida uma série de zapcasts (vídeos curtos, ideais para serem compartilhados por WhatsApp), que foi lançada na Semana do Meio Ambiente, em junho, e ficou disponível no site para download.
O programa seguiu oferecendo a formação EAD “Educação Ambiental: teoria e prática pedagógica na gestão dos resíduos sólidos”, aberta a todos os docentes do país e não apenas àqueles que participavam formalmente do PEA em 2022.
Conexão PEA
Outra novidade foi a criação do Conexão PEA, grupo de trabalho com a presença de dez professores de diferentes regiões do país. Em webinars periódicos, os participantes dão feedbacks sobre como desenvolvem os conteúdos e as atividades propostas pelo programa e como é a receptividade dos alunos, que ajudam o inpEV a aprimorar a proposta pedagógica dos próximos ciclos.
Eles também se tornam embaixadores do programa e o disseminam em suas comunidades. A ideia é que, a cada ano, um grupo diferente de professores faça parte do comitê.
254
educadores concluíram o curso EAD.
+ de
21,3 mil
acessos ao site do PEA, aumento de 49% em relação a 2021.
123 mil
visualizações da websérie.