Desenvolvimento humano

  GRI 2-8, 2-30 

IMPACTOS POSITIVOS, NEGATIVOS, REAIS E POTENCIAIS LIGADOS AO TEMA   GRI 3-3 

ENVOLVIMENTO DIRETO DO inpEV

Crescimento profissional

Engajamento interno e alinhamento estratégico

Geração e retenção de conhecimento

Gestão de pessoas

O ano de 2022 foi marcado pela implementação de novas práticas de gestão de pessoas e pela evolução de programas já existentes, tudo para garantir um clima organizacional positivo, um ambiente de trabalho seguro e o desenvolvimento do time, que segue crescendo.

Como reflexo da continuidade do Programa de Gestão Integrada de Centrais, o inpEV encerrou 2022 com 379 colaboradores, aumento de 15,5% em relação a 2021. O quadro de colaboradores atual é quase cinco vezes maior que o de 2018, ano que antecedeu o início do programa. O Instituto mantém o compromisso de contratar os profissionais das centrais que migram para a sua gestão.

Aproximadamente 80% dos colaboradores atuam em unidades onde não há sindicatos que cobrem o tipo de atividade preponderante da equipe. Nesses casos, as condições de trabalho e as remunerações equitativas são estabelecidas pela Política Salarial do inpEV. Com os outros 20%, a negociação é realizada via sindicatos locais.

Em 2022, a força de trabalho do Instituto ainda era composta por três estagiários, três jovens aprendizes e cinco profissionais terceirizados, que atuam em posições administrativas e de apoio.

COLABORADORES1  GRI 2-7 

2022

2020

2021

Contrato

Jornada

TOTAL

Permanente

Temporário

Integral

Parcial2

Por gênero

Homens

213

250

286

2

288

0

288

Mulheres

60

78

90

1

75

16

91

Por região

Centro-oeste

69

75

81

0

77

4

81

Nordeste

17

24

37

0

35

2

37

Norte

6

7

6

0

6

0

6

Sudeste

122

138

141

3

139

5

144

Sul

59

84

111

0

106

5

111

Total de colaboradores

273

328

376

3

363

16

379

1 Total de colaboradores em 31 de dezembro de cada ano.

2 Carga horária de 4h ou 6h

ATRAÇÃO DE TALENTOS E INTEGRAÇÃO

Em meados de 2022, o processo de atração de talentos foi virtualizado – todas as vagas abertas passaram a ser disponibilizadas na plataforma Gupy e é por meio dela que as diferentes etapas da seleção acontecem.

A boa prática de dar retorno a 100% dos participantes dos processos seletivos, vigente no inpEV há muitos anos, rendeu ao Instituto o selo Empresa que dá Feedback, concedido pela Gupy.

Todos os profissionais contratados passam pelo programa de integração e acolhimento, quando conhecem a missão, a visão, os valores e as diretrizes de integridade do inpEV e realizam uma série de treinamentos – normas de segurança e sistemas de gestão são alguns exemplos. Após serem recebidos na área em que atuarão, os recém-chegados têm, ainda, um momento específico com a liderança da área de Pessoas e com o diretor-presidente.

Durante o período de adaptação, os novos colaboradores podem contar também com o apoio de um profissional mais experiente graças ao programa de apadrinhamento.

RECRUTAMENTO INTERNO

Uma das novidades de 2022 foi o lançamento do programa de recrutamento interno, prática que já existia no inpEV, mas não de maneira estruturada.

Com o programa, todas as vagas abertas são primeiro divulgadas ao público interno, assegurando oportunidades de crescimento profissional à equipe e contribuindo para a retenção de talentos.

DESENVOLVIMENTO
  GRI 404-1, 404-3 

Anualmente, os colaboradores que estão há mais de 12 meses em funções administrativas ou em cargos de supervisão, coordenação e gerência participam do programa Avaliação de Desempenho e Contrato de Resultado (ADCR).

Em 2022, 113 colaboradores (30% do quadro total) eram elegíveis ao programa e concluíram os processos de avaliação de desempenho (composto por autoavaliação e avaliação do líder imediato), contratação de metas e estruturação dos planos de desenvolvimento individual (PDI). O PDI é a base para a definição dos treinamentos que cada colaborador deve realizar ao longo do ano. Os profissionais que exercem funções operacionais passam por uma avaliação de potencial.

No consolidado do ano, o Instituto realizou 17.827 horas de capacitação, 21% a mais que em 2021. Em média, cada colaborador concluiu 47 horas de treinamento, pequena redução em relação ao ano anterior, justificada pelo aumento do quadro funcional.

Para a diretoria, gerência, coordenação e supervisão, parte das capacitações integra o Programa de Desenvolvimento da Liderança (PDL), realizado em parceria com o Integrated Coaching Institute (ICI). Um dos destaques de 2022 foi a trilha formativa exclusiva para supervisores e coordenadores das centrais. Houve, ainda, treinamentos específicos para esses profissionais sobre os processos de Recursos Humanos do inpEV.

Matriz de treinamentos

Para acompanhar de forma ainda mais assertiva a trajetória de desenvolvimento dos colaboradores, foi consolidada a matriz de treinamentos para cada cargo existente no inpEV

A matriz reúne todas as formações a serem realizadas (obrigatórias e recomendáveis), bem como o prazo de conclusão, a periodicidade e o responsável direto de cada uma.

17.827
horas de capacitação, 21% a mais que em 2021.

MÉDIA DE TREINAMENTOS1 (h/colaborador)   GRI 404-1 

2020

2021

2022

Por gênero

Homens

53,7

53,9

50,1

Mulheres

44,6

37,9

37,5

Por categoria funcional

Diretoria

19,0

19,0

1,0

Gerência

24,0

21,3

23,0

Coordenação

31,3

32,9

16,1

Coordenação e supervisão de centrais

89,7

90,4

63,0

Administrativo

47,4

43,2

43,7

Operacional

46,3

44,7

47,7

Total

51,7

49,7

47,0

1 Total de horas de treinamento/total de colaboradores em 31 de dezembro.

PESQUISA DE CLIMA

Em 2022, foi realizada a segunda edição da pesquisa de clima Great Place to Work (GPTW). O levantamento, que contou com a participação de 65% do time, apontou favorabilidade de 84 pontos.

Mesmo com o aumento expressivo no número de colaboradores, a percepção positiva sobre as condições de trabalho e o clima organizacional se manteve no mesmo patamar do levantamento anterior (favorabilidade de 83 pontos), de 2020, comprovando a assertividade das práticas de gestão de pessoas do inpEV.

Universidade Corporativa

Ao longo de 2022, a Universidade Corporativa do inpEV começou a ganhar forma. Além da definição do nome (uninpEV), escolhido pelos próprios colaboradores, teve início a adaptação dos treinamentos para o ambiente EAD e algumas formações já foram realizadas na plataforma. O lançamento oficial deve ocorrer nos primeiros meses de 2023.

84 pontos
de favorabilidade na pesquisa de clima Great Place to Work (GPTW).

Diversidade e inclusão

O Instituto também começou a olhar com mais atenção para a agenda de diversidade e inclusão em 2022. A alta liderança passou por uma imersão sobre o tema, conduzida pela consultoria Mais Diversidade.

A mesma sensibilização será oferecida aos demais gestores em 2023. A expectativa é desenhar ações e programas específicos para ampliar a diversidade da equipe no futuro.

SEGURANÇA

 GRI 403-9 

Para o inpEV, assegurar a saúde e a segurança de colaboradores, terceiros que atuam nas unidades do Instituto e demais profissionais do Sistema Campo Limpo é prioridade.

O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança abrange todos os processos para gerenciar e minimizar riscos e prevenir acidentes e doenças ocupacionais, sempre em linha com as normas regulamentadoras (NR) pertinentes. O monitoramento de indicadores relacionados, como taxas de frequência e de gravidade de acidentes, também acontece via sistema.

Os principais riscos a que os colaboradores operacionais estão expostos são ruídos, contato com resíduos de defensivos agrícolas e com animais peçonhentos, trabalho em altura e riscos ergonômicos (trabalho em pé por longos períodos e ação recorrente de puxar ou empurrar cargas ou volumes).

Há aproximadamente 3 mil diretrizes de segurança sistematizadas, que devem ser seguidas em todas as centrais e postos.

Entre as práticas já consolidadas estão:

SIPAT 2022

> 4ª edição
> Tema: A segurança é coletiva, o comportamento é individual
> Alcance: profissionais de 99 centrais, 60 postos e escritórios de São Paulo (SP) e Taubaté (SP).

+ de 2,2 mil horas de treinamento de saúde e segurança ministradas para colaboradores das centrais sob gestão do inpEV e profissionais de algumas centrais parceiras.

> Cronograma anual de capacitações;
> Diálogos de segurança;
> Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) para todo o Sistema Campo Limpo;
> Fiscalização sobre o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPI);
> Pausas ergonômicas durante a jornada de trabalho;
> Manutenção periódica de equipamentos;
> Medição periódica de ruído;
> Exames periódicos complementares, como o que avalia possível contaminação por defensivos agrícolas; e
> Prensas com chaves para interrupção de emergência, sensores, proteções nas partes móveis e aterramento.

Saúde e segurança do trabalho1  GRI 403-9 

2020

2021

2022

Total de horas trabalhadas

597.600

787.160

931.260

Total de acidentes (com e sem afastamento)

18

24

20

Taxa de frequência de acidentes2

30,12

30,49

21,48

Dias perdidos3

ND

66

85

Taxa de gravidade4

ND

83,85

91,27

Total de óbitos resultantes de acidentes de trabalho

0

0

0

Taxa de óbitos resultantes de acidentes de trabalho

0,00

0,00

0,00

Total de acidentes com consequência grave5

9

0

0

Taxa de acidentes com consequência grave5

15,06

0,00

0,00

Total de acidentes de comunicação obrigatória6

12

13

12

Taxa de acidentes de trabalho de comunicação obrigatória6

20,08

16,52

12,89

ND: informação não disponível.

1 Todas as taxas seguem a fórmula: Total de ocorrências x 1.000.000/Total de horas trabalhadas.

2 Com base no total de acidentes com e sem afastamento.

3 Contabilizados de forma corrida do dia seguinte ao acidente que gerou o afastamento até a alta médica.

4 Com base no total de dias perdidos.

5 Acidentes com consequência grave: geram lesão ou limitação das capacidades do trabalhador por período acima de seis meses. Exclui óbitos.

6 Acidentes de comunicação obrigatória: 12 acidentes com afastamento e nenhum óbito. Detalhamento do tipo de ocorrência em 2022: projeção (3), queda de objeto (2), escorregamento (2), aprisionamento, batida contra objeto, prensamento, queda de mesmo nível e respingo no olho (uma de cada).

SAÚDE E BEM-ESTAR

Há diversas ações para promover a saúde e a qualidade de vida do time: acompanhamento dos casos de covid-19; campanha de vacinação contra a gripe; orientação nutricional; sensibilização em datas-chave, como Outubro Rosa e Novembro Azul; e o programa Conte Comigo, de apoio psicológico, que é aberto a colaboradores, profissionais das centrais parceiras e familiares.

Em 2022, o Instituto firmou parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que garante o acesso dos colaboradores às atividades culturais, esportivas e educacionais promovidas pelas entidades.

Para a equipe que atua na matriz, na capital paulista, vigora o modelo híbrido de trabalho (presencial e home office) e a jornada reduzida às sextas-feiras (Short Friday).