GRI 2-8, 2-30
IMPACTOS POSITIVOS, NEGATIVOS, REAIS E POTENCIAIS LIGADOS AO TEMA GRI 3-3
ENVOLVIMENTO DIRETO DO inpEV
Crescimento profissional
Engajamento interno e alinhamento estratégico
Geração e retenção de conhecimento
Gestão de pessoas
GRI 2-8, 2-30
IMPACTOS POSITIVOS, NEGATIVOS, REAIS E POTENCIAIS LIGADOS AO TEMA GRI 3-3
ENVOLVIMENTO DIRETO DO inpEV
Crescimento profissional
Engajamento interno e alinhamento estratégico
Geração e retenção de conhecimento
Gestão de pessoas
O ano de 2022 foi marcado pela implementação de novas práticas de gestão de pessoas e pela evolução de programas já existentes, tudo para garantir um clima organizacional positivo, um ambiente de trabalho seguro e o desenvolvimento do time, que segue crescendo.
Como reflexo da continuidade do Programa de Gestão Integrada de Centrais, o inpEV encerrou 2022 com 379 colaboradores, aumento de 15,5% em relação a 2021. O quadro de colaboradores atual é quase cinco vezes maior que o de 2018, ano que antecedeu o início do programa. O Instituto mantém o compromisso de contratar os profissionais das centrais que migram para a sua gestão.
Aproximadamente 80% dos colaboradores atuam em unidades onde não há sindicatos que cobrem o tipo de atividade preponderante da equipe. Nesses casos, as condições de trabalho e as remunerações equitativas são estabelecidas pela Política Salarial do inpEV. Com os outros 20%, a negociação é realizada via sindicatos locais.
Em 2022, a força de trabalho do Instituto ainda era composta por três estagiários, três jovens aprendizes e cinco profissionais terceirizados, que atuam em posições administrativas e de apoio.
COLABORADORES1 GRI 2-7
2022
2020
2021
Contrato
Jornada
TOTAL
Permanente
Temporário
Integral
Parcial2
Por gênero
Homens
213
250
286
2
288
0
288
Mulheres
60
78
90
1
75
16
91
Por região
Centro-oeste
69
75
81
0
77
4
81
Nordeste
17
24
37
0
35
2
37
Norte
6
7
6
0
6
0
6
Sudeste
122
138
141
3
139
5
144
Sul
59
84
111
0
106
5
111
Total de colaboradores
273
328
376
3
363
16
379
1 Total de colaboradores em 31 de dezembro de cada ano.
2 Carga horária de 4h ou 6h
ATRAÇÃO DE TALENTOS E INTEGRAÇÃO
Em meados de 2022, o processo de atração de talentos foi virtualizado – todas as vagas abertas passaram a ser disponibilizadas na plataforma Gupy e é por meio dela que as diferentes etapas da seleção acontecem.
A boa prática de dar retorno a 100% dos participantes dos processos seletivos, vigente no inpEV há muitos anos, rendeu ao Instituto o selo Empresa que dá Feedback, concedido pela Gupy.
Todos os profissionais contratados passam pelo programa de integração e acolhimento, quando conhecem a missão, a visão, os valores e as diretrizes de integridade do inpEV e realizam uma série de treinamentos – normas de segurança e sistemas de gestão são alguns exemplos. Após serem recebidos na área em que atuarão, os recém-chegados têm, ainda, um momento específico com a liderança da área de Pessoas e com o diretor-presidente.
Durante o período de adaptação, os novos colaboradores podem contar também com o apoio de um profissional mais experiente graças ao programa de apadrinhamento.
RECRUTAMENTO INTERNO
Uma das novidades de 2022 foi o lançamento do programa de recrutamento interno, prática que já existia no inpEV, mas não de maneira estruturada.
Com o programa, todas as vagas abertas são primeiro divulgadas ao público interno, assegurando oportunidades de crescimento profissional à equipe e contribuindo para a retenção de talentos.
DESENVOLVIMENTO
GRI 404-1, 404-3
Anualmente, os colaboradores que estão há mais de 12 meses em funções administrativas ou em cargos de supervisão, coordenação e gerência participam do programa Avaliação de Desempenho e Contrato de Resultado (ADCR).
Em 2022, 113 colaboradores (30% do quadro total) eram elegíveis ao programa e concluíram os processos de avaliação de desempenho (composto por autoavaliação e avaliação do líder imediato), contratação de metas e estruturação dos planos de desenvolvimento individual (PDI). O PDI é a base para a definição dos treinamentos que cada colaborador deve realizar ao longo do ano. Os profissionais que exercem funções operacionais passam por uma avaliação de potencial.
No consolidado do ano, o Instituto realizou 17.827 horas de capacitação, 21% a mais que em 2021. Em média, cada colaborador concluiu 47 horas de treinamento, pequena redução em relação ao ano anterior, justificada pelo aumento do quadro funcional.
Para a diretoria, gerência, coordenação e supervisão, parte das capacitações integra o Programa de Desenvolvimento da Liderança (PDL), realizado em parceria com o Integrated Coaching Institute (ICI). Um dos destaques de 2022 foi a trilha formativa exclusiva para supervisores e coordenadores das centrais. Houve, ainda, treinamentos específicos para esses profissionais sobre os processos de Recursos Humanos do inpEV.
Matriz de treinamentos
Para acompanhar de forma ainda mais assertiva a trajetória de desenvolvimento dos colaboradores, foi consolidada a matriz de treinamentos para cada cargo existente no inpEV
A matriz reúne todas as formações a serem realizadas (obrigatórias e recomendáveis), bem como o prazo de conclusão, a periodicidade e o responsável direto de cada uma.
17.827
horas de capacitação, 21% a mais que em 2021.
MÉDIA DE TREINAMENTOS1 (h/colaborador) GRI 404-1
2020
2021
2022
Por gênero
Homens
53,7
53,9
50,1
Mulheres
44,6
37,9
37,5
Por categoria funcional
Diretoria
19,0
19,0
1,0
Gerência
24,0
21,3
23,0
Coordenação
31,3
32,9
16,1
Coordenação e supervisão de centrais
89,7
90,4
63,0
Administrativo
47,4
43,2
43,7
Operacional
46,3
44,7
47,7
Total
51,7
49,7
47,0
1 Total de horas de treinamento/total de colaboradores em 31 de dezembro.
PESQUISA DE CLIMA
Em 2022, foi realizada a segunda edição da pesquisa de clima Great Place to Work (GPTW). O levantamento, que contou com a participação de 65% do time, apontou favorabilidade de 84 pontos.
Mesmo com o aumento expressivo no número de colaboradores, a percepção positiva sobre as condições de trabalho e o clima organizacional se manteve no mesmo patamar do levantamento anterior (favorabilidade de 83 pontos), de 2020, comprovando a assertividade das práticas de gestão de pessoas do inpEV.
Universidade Corporativa
Ao longo de 2022, a Universidade Corporativa do inpEV começou a ganhar forma. Além da definição do nome (uninpEV), escolhido pelos próprios colaboradores, teve início a adaptação dos treinamentos para o ambiente EAD e algumas formações já foram realizadas na plataforma. O lançamento oficial deve ocorrer nos primeiros meses de 2023.
84 pontos
de favorabilidade na pesquisa de clima Great Place to Work (GPTW).
Diversidade e inclusão
O Instituto também começou a olhar com mais atenção para a agenda de diversidade e inclusão em 2022. A alta liderança passou por uma imersão sobre o tema, conduzida pela consultoria Mais Diversidade.
A mesma sensibilização será oferecida aos demais gestores em 2023. A expectativa é desenhar ações e programas específicos para ampliar a diversidade da equipe no futuro.
SEGURANÇA
GRI 403-9
Para o inpEV, assegurar a saúde e a segurança de colaboradores, terceiros que atuam nas unidades do Instituto e demais profissionais do Sistema Campo Limpo é prioridade.
O Sistema de Gestão de Saúde e Segurança abrange todos os processos para gerenciar e minimizar riscos e prevenir acidentes e doenças ocupacionais, sempre em linha com as normas regulamentadoras (NR) pertinentes. O monitoramento de indicadores relacionados, como taxas de frequência e de gravidade de acidentes, também acontece via sistema.
Os principais riscos a que os colaboradores operacionais estão expostos são ruídos, contato com resíduos de defensivos agrícolas e com animais peçonhentos, trabalho em altura e riscos ergonômicos (trabalho em pé por longos períodos e ação recorrente de puxar ou empurrar cargas ou volumes).
Há aproximadamente 3 mil diretrizes de segurança sistematizadas, que devem ser seguidas em todas as centrais e postos.
Entre as práticas já consolidadas estão:
SIPAT 2022
> 4ª edição
> Tema: A segurança é coletiva, o comportamento é individual
> Alcance: profissionais de 99 centrais, 60 postos e escritórios de São Paulo (SP) e Taubaté (SP).
+ de 2,2 mil horas de treinamento de saúde e segurança ministradas para colaboradores das centrais sob gestão do inpEV e profissionais de algumas centrais parceiras.
> Cronograma anual de capacitações;
> Diálogos de segurança;
> Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) para todo o Sistema Campo Limpo;
> Fiscalização sobre o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPI);
> Pausas ergonômicas durante a jornada de trabalho;
> Manutenção periódica de equipamentos;
> Medição periódica de ruído;
> Exames periódicos complementares, como o que avalia possível contaminação por defensivos agrícolas; e
> Prensas com chaves para interrupção de emergência, sensores, proteções nas partes móveis e aterramento.
Saúde e segurança do trabalho1 GRI 403-9
2020
2021
2022
Total de horas trabalhadas
597.600
787.160
931.260
Total de acidentes (com e sem afastamento)
18
24
20
Taxa de frequência de acidentes2
30,12
30,49
21,48
Dias perdidos3
ND
66
85
Taxa de gravidade4
ND
83,85
91,27
Total de óbitos resultantes de acidentes de trabalho
0
0
0
Taxa de óbitos resultantes de acidentes de trabalho
0,00
0,00
0,00
Total de acidentes com consequência grave5
9
0
0
Taxa de acidentes com consequência grave5
15,06
0,00
0,00
Total de acidentes de comunicação obrigatória6
12
13
12
Taxa de acidentes de trabalho de comunicação obrigatória6
20,08
16,52
12,89
ND: informação não disponível.
1 Todas as taxas seguem a fórmula: Total de ocorrências x 1.000.000/Total de horas trabalhadas.
2 Com base no total de acidentes com e sem afastamento.
3 Contabilizados de forma corrida do dia seguinte ao acidente que gerou o afastamento até a alta médica.
4 Com base no total de dias perdidos.
5 Acidentes com consequência grave: geram lesão ou limitação das capacidades do trabalhador por período acima de seis meses. Exclui óbitos.
6 Acidentes de comunicação obrigatória: 12 acidentes com afastamento e nenhum óbito. Detalhamento do tipo de ocorrência em 2022: projeção (3), queda de objeto (2), escorregamento (2), aprisionamento, batida contra objeto, prensamento, queda de mesmo nível e respingo no olho (uma de cada).
SAÚDE E BEM-ESTAR
Há diversas ações para promover a saúde e a qualidade de vida do time: acompanhamento dos casos de covid-19; campanha de vacinação contra a gripe; orientação nutricional; sensibilização em datas-chave, como Outubro Rosa e Novembro Azul; e o programa Conte Comigo, de apoio psicológico, que é aberto a colaboradores, profissionais das centrais parceiras e familiares.
Em 2022, o Instituto firmou parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), que garante o acesso dos colaboradores às atividades culturais, esportivas e educacionais promovidas pelas entidades.
Para a equipe que atua na matriz, na capital paulista, vigora o modelo híbrido de trabalho (presencial e home office) e a jornada reduzida às sextas-feiras (Short Friday).