O reconhecimento internacional do Sistema Campo Limpo como referência em logística reversa e exemplo de economia circular viabilizou, em 2022, a assinatura de um acordo inédito de cooperação técnica para transferência de tecnologia. O convênio foi firmado com a CampoLimpio, organização da Argentina fundada em 2019 para realizar a logística reversa de embalagens plásticas de produtos fitossanitários no país.
A transferência de know-how incluiu a elaboração de um guia de 300 páginas, com informações detalhadas sobre todas as etapas da operação do Sistema. Também foram compartilhados dados sobre o custeio do Sistema, as ações de engajamento de todos os elos da cadeia agrícola, as iniciativas socioambientais e as práticas de comunicação, entre outros temas. Periodicamente, acontecem reuniões com as equipes do inpEV e da CampoLimpio para o esclarecimento de dúvidas.
O acordo, que não se reverterá em receitas para o Sistema, atesta a crença do Instituto no potencial das cooperações e parcerias e se estenderá até o fim de 2023.
SISTEMA É CASE DE SUCESSO NA COP27
Pelo segundo ano consecutivo, o inpEV foi convidado a apresentar o Sistema Campo Limpo em um painel organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP27), que ocorreu em Sharm el-Sheikh, no Egito.
Também pela segunda vez seguida, a conferência foi a ocasião escolhida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para lançar a publicação com cases de sucesso dos integrantes do Acordo Ambiental São Paulo, que reúne organizações comprometidas com o enfrentamento das mudanças do clima e do qual o inpEV participa desde 2019.
A publicação destaca o estudo de ecoeficiência que calcula os impactos ambientais positivos do Sistema Campo Limpo, o Programa de Educação Ambiental (PEA) e a miniusina fotovoltaica instalada na central de Guariba (SP).