Diálogo e cooperação multistakeholder

IMPACTOS POSITIVOS, NEGATIVOS, REAIS E POTENCIAIS LIGADOS AO TEMA   GRI 3-3 

ENVOLVIMENTO DIRETO DO inpEV

Estreitamento dos laços entre os elos da cadeia

Engajamento da sociedade

Ações de educação e conscientização; participação em fóruns setoriais; articulação da cadeia

O reconhecimento internacional do Sistema Campo Limpo como referência em logística reversa e exemplo de economia circular viabilizou, em 2022, a assinatura de um acordo inédito de cooperação técnica para transferência de tecnologia. O convênio foi firmado com a CampoLimpio, organização da Argentina fundada em 2019 para realizar a logística reversa de embalagens plásticas de produtos fitossanitários no país.

A transferência de know-how incluiu a elaboração de um guia de 300 páginas, com informações detalhadas sobre todas as etapas da operação do Sistema. Também foram compartilhados dados sobre o custeio do Sistema, as ações de engajamento de todos os elos da cadeia agrícola, as iniciativas socioambientais e as práticas de comunicação, entre outros temas. Periodicamente, acontecem reuniões com as equipes do inpEV e da CampoLimpio para o esclarecimento de dúvidas.

O acordo, que não se reverterá em receitas para o Sistema, atesta a crença do Instituto no potencial das cooperações e parcerias e se estenderá até o fim de 2023.

SISTEMA É CASE DE SUCESSO NA COP27

Pelo segundo ano consecutivo, o inpEV foi convidado a apresentar o Sistema Campo Limpo em um painel organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP27), que ocorreu em Sharm el-Sheikh, no Egito.

Também pela segunda vez seguida, a conferência foi a ocasião escolhida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para lançar a publicação com cases de sucesso dos integrantes do Acordo Ambiental São Paulo, que reúne organizações comprometidas com o enfrentamento das mudanças do clima e do qual o inpEV participa desde 2019.

A publicação destaca o estudo de ecoeficiência que calcula os impactos ambientais positivos do Sistema Campo Limpo, o Programa de Educação Ambiental (PEA) e a miniusina fotovoltaica instalada na central de Guariba (SP).

PACTO GLOBAL E OUTROS COMPROMISSOS

Desde 2019, o inpEV é signatário do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem o compromisso de disseminar seus dez princípios e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para seus colaboradores e demais elos da cadeia agrícola. Adicionalmente, o Instituto aborda os princípios e objetivos nos fóruns e eventos de que participa. Como integrante da Rede Brasil do Pacto Global, o Instituto ainda participa de um grupo de trabalho sobre o agro sustentável.

Todos os anos, o inpEV também reporta o atendimento às metas de destinação e de abrangência geográfica para os estados de São Paulo, Paraná e Ceará, com os quais assinou o Termo de Compromisso para Logística Reversa de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Em 2022, o termo de compromisso do Estado de São Paulo foi renovado com a Cetesb.

PRESENÇA EM OUTROS FÓRUNS

Em 2022, o inpEV marcou presença na I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos, em Recife (PE), que reuniu mais de 170 palestrantes de nove países, entre eles Alemanha, China, Estados Unidos e Inglaterra.

Outros eventos que contaram com a participação de representantes do Instituto em 2022 foram:

> XX Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente, em Vitória (ES);

> Feira Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR); e

> Feira TecnoAgro, em Chapadão do Sul (MS).