Em mais um ano de conquistas, o inpEV apresenta os principais destaques de 2017
Destaques
Equipe da central de recebimento de embalagens de Rondonópolis, MT, iniciando mais um dia de trabalho.
2017
em números
%
das embalagens plásticas primárias de defensivos agrícolas colocadas no mercado têm destinação ambientalmente adequada
centrais e 50 postos licenciados para o recebimento de produtos impróprios ou sobras pós-consumo
,5 mil
toneladas de embalagens vazias destinadas ao longo do ano
,5
toneladas de agrotóxicos banidos incinerados do estado do Paraná, na segunda etapa do projeto em parceria com instituições públicas e privadas
toneladas de agrotóxicos banidos incinerados do estado de São Paulo, em um projeto em parceria com instituições públicas e privadas
Clique aqui e entenda detalhes sobre os projetos de destinação de obsoletos
participações em eventos para o público universitário e escolas técnicas
funcionários
participações em eventos de associadas, feiras agrícolas, dias de campo e simpósios
mil
participantes das atividades do Dia Nacional do Campo Limpo
mil
alunos participantes do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA) / 3.608 alunos participantes do agroPEA (programa de educação ambiental para alunos universitários e do ensino técnico)
COMPROMISSOS E DESEMPENHO 2017
Unidade
Meta
Desempenho
Total de embalagens destinadas
t
44.500
44.512
PEA1 – escolas
nº
2.000
2.380
DNCL2 – centrais com atividades
nº
100
109
Centrais recebendo sobras pós-consumo
nº
111
993
Notas:
Programa de Educação Ambiental Campo Limpo
Dia Nacional do Campo Limpo
A meta de centrais recebendo impróprios não foi atingida devido às dificuldades relacionadas à obtenção das licenças necessárias a essa operação em algumas localidades.
PRINCIPAIS AÇÕES REALIZADAS EM 2017
Participação do poder público
As comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) e do encerramento do Projeto de Destinação Adequada de Agrotóxicos Obsoletos em São Paulo, ocorridas na Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos, em agosto, contaram com as presenças do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e dos Secretários Estaduais da Agricultura e do Meio Ambiente, além de autoridades municipais.
inpEV e o estado do Ceará firmam Termo de Compromisso
O inpEV, as associações de distribuidores e o Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), da Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), assinaram, em dezembro de 2017, um Termo de Compromisso para a Logística Reversa de embalagens vazias de Agrotóxicos. O documento atende determinações da PNRS, do Decreto Federal Nº 7.404/10 e da Lei Estadual nº 16.032/16.
Atualmente, o estado cearense destina cerca de 50 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas por meio dos postos de recebimento de Quixeré e Ubajara, gerenciados pela Associação do Comércio Agropecuário do Semi Árido (Acasa) e pela Associação do Comércio Agropecuário do Ceará (Acace), respectivamente, e também por meio dos eventos de recebimento itinerante. Em 2018, o Ceará terá mais um posto para devolução de embalagens, na região do Cariri, gerenciado pela Associação de Distribuidores e Revendedores de Insumos Agrícolas do Cariri (Adiac). Além disso, serão realizados mais de 50 eventos de recebimento itinerante ao longo do ano.
Posto de Quixeré é inaugurado
Em 25 de agosto, a Acasa (Associação do Comércio Agropecuário do Semi Árido), com apoio do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), inaugurou o posto de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas de Quixeré, no Ceará, com capacidade para receber até 60 toneladas por ano.
A unidade atende cerca de 300 agricultores das cidades de Quixeré, Limoeiro do Norte, Jaguaribara, Jaguaribe e Morada Nova, entre outros localizados na região da Chapada do Apodi, na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte. As embalagens vazias recebidas no novo posto são enviadas pelo inpEV para a central de Mossoró, gerenciada pela Associação do Comércio Agropecuária do Semiárido (Acasa), e de lá seguem para a reciclagem ou incineração.
inpEV participa do Symposium at Unea-3
João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, apresentou o Sistema Campo Limpo no Business Symposium at Unea-3, evento promovido pela United Nations Environment Programme (Unep) durante a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em Nairóbi, no Quênia. O executivo do Instituto participou da inciativa a convite da GBA4-E (Global Business Alliance for the Environment). O inpEV foi a única organização brasileira não governamental a marcar presença.
Comitivas internacionais visitam o Brasil 3
A convite do inpEV, a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. recebeu, em março, comitiva de 43 representantes de mais de dez países, liderada pela Croplife International, associação sediada na Bélgica que promove tecnologias agrícolas. A visita precedeu o Container Management Meeting, evento realizado em São Paulo em 2017.
Uma comitiva de 35 integrantes da Associação das Cooperativas Argentinas (Aca) visitou, em agosto, a central de recebimento de Ponta Grossa, PR, gerenciada pela Assocampos (Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais) para um intercâmbio de experiências sobre logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
O inpEV também recebeu a Diretoria da CIAFA (Cámara de la Industria Argentina de Fertilizantes y Agroquímicos), que vieram conhecer o Sistema Campo Limpo e buscar referências que os ajudassem a implementar um sistema similar na Argentina, em função da recente legislação em vigor.
RECONHECIMENTOS
Troféu Entidade Amiga do Meio Ambiente e da Abrampa O inpEV recebeu, em 2017, o Troféu Entidade Amiga do Meio Ambiente e da Abrampa, criado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público do Meio Ambiente (Abrampa), com o objetivo de promover, difundir e aprimorar o uso eficiente dos recursos naturais, a conservação do meio ambiente, as melhores práticas e o apoio a projetos socioambientais sustentáveis. A entrega ocorreu durante o Congresso da Abrampa, evento que reuniu, em 26 de abril, na cidade de São Paulo, grandes especialistas em temas ambientais na participação em painéis e oficinas.
Latin America Sabre Awards A campanha do Dia Nacional do Campo Limpo de 2016 conquistou dois certificados de excelência no Latin America Sabre Awards, o mais importante prêmio global do mercado de Relações Públicas: Public Education e Reputation Management. Esse prêmio, concedido pelo Holmes Report, entidade dedicada a aprimorar o setor de RP globalmente, reconhece iniciativas do México, de países do Caribe, da Argentina e do Brasil.
Ranking Sustentar de Inovação O inpEV mereceu destaque na quinta edição do Ranking Sustentar de Inovação por sua atuação como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de logística reversa e destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Esse ranking visa identificar, avaliar e disseminar inovações sustentáveis realizadas por organizações privadas, públicas e do terceiro setor.