As ações do inpEV são financiadas pelas empresas associadas. Os custos incluem atividades de logística, destinação final, comunicação e educação, assessoria jurídica, desenvolvimento tecnológico, projetos de sustentabilidade e toda a infraestrutura do Instituto que atualmente conta com 54 unidades de recebimento trabalham no modelo gestão do inpEV. Todas as centrais contam com o Agendamento Eletrônico de Devolução. Em 2021 a certificação ISO 9001 foi concedida à 37 centrais sob gestão do inpEV e a previsão para este ano é incluir mais 5 unidades nesse escopo.
No Sistema Campo Limpo, as atividades realizadas pelo inpEV diretamente ligadas à operação logística para o transporte e destinação das embalagens representam o maior custo. Dentro da lógica da responsabilidade compartilhada estabelecida por lei, os outros agentes envolvidos no sistema – como agricultores, canais de distribuição e poder público – arcam com as despesas das etapas pelas quais são responsáveis. Para saber mais, consulte: Financiamento do Sistema.
Mais de R$ 1 bilhão
investidos pela indústria fabricante desde a fundação do inpEV