InpEV divulga vencedores da etapa nacional dos Concursos de Desenho e Redação 2018

Desenhos e redações sobre “Responsabilidade compartilhada: a contribuição das famílias” foram produzidos por alunos do ensino fundamental

Estudantes de escolas públicas de seis estados venceram a etapa nacional dos Concursos de Desenho e Redação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA). Participaram da iniciativa alunos de instituições de ensino de 22 estados brasileiros, onde estão presentes cerca de 110 centrais de recebimento – responsáveis pela articulação do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo com as escolas. Os seis vencedores são da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Este ano o concurso teve como tema “Responsabilidade compartilhada: a contribuição das famílias”. Os alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental tiveram o desafio de traduzir em palavras e imagens como aplicam os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano doméstico.

Depois de trabalhar a responsabilidade compartilhada com foco no papel de todos os atores sociais, em 2016, e no papel da escola, em 2017, este ano foi a vez dos materiais do PEA priorizarem a importância da família. Com a proposta de olhar para as famílias e suas relações com o ambiente escolar e com a comunidade de uma forma geral, o Programa alcançou um público de 231 mil alunos e envolveu cerca de 12 mil profissionais de educação – entre professores das turmas e a equipe de gestão das escolas. Os 8 mil kits pedagógicos distribuídos por 101 centrais de recebimento para 2.462 escolas de 298 municípios brasileiros serviram como inspiração para os alunos que se inscreveram nos concursos. Os desenhos foram elaborados pelos alunos de 4º ano e as redações, pelos estudantes do 5º ano.

O PEA foi idealizado em 2010 pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e é realizado em parceria com as centrais de recebimento de embalagens com apoio das Secretarias Municipais de Educação e de outros agentes educacionais. Por meio do programa, conteúdos complementares sobre meio ambiente, alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), são disponibilizados para as escolas para que os professores trabalhem a temática central com alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental. Além de educar, o objetivo é também auxiliar na capacitação de crianças e jovens para tornarem-se agentes multiplicadores de boas práticas ambientais, utilizando ferramentas acessíveis e a estrutura oferecida pela escola.

A etapa nacional dos Concursos de Desenho e Redação tem uma comissão julgadora que avalia os melhores trabalhos ligados à temática do PEA. Os materiais são analisados por representantes de instituições e empresas, jornalistas, educadores, pedagogos e designers. Alunos vencedores e os professores responsáveis pela atividade ganham um notebook cada, e as escolas, um projetor multimídia.

Confira os Vencedores:

Concurso de Desenho

Gabriel Seixas

Gabriel Seixas
Escola Municipal de Barro Alto
Central de recebimento de embalagens de Irecê - BA

Sandy Hoffmann

Sandy Hoffmann
Centro Educacional Ana Galvan
Central de recebimento de embalagens de Aurora – SC

Marissa Gabrielly Mori Machado

Maressa Gabrielly Mori Machado
Centro Educacional Municipal Criança Esperança II 
Central de recebimento de embalagens de Rio Brilhante – MS



Concurso de Redação

Bruno Henrique Simer

Bruno Henrique Simier 

Escola Municipal Monteiro Lobato
Central de recebimento de embalagens Campo Verde – MT

Larissa Viviane Pereira Santos

Larissa Viviane Pereira Santos
Escola Municipal Profª Maria Alice de Souza
Central de recebimento de embalagens Montes Claros – MG

Kaiky L. Aguiar Mello

Kaiky L. Aguiar Mello
E.M.E.I.E.F. Carlos Gomes
Central de recebimento de embalagens Umuarama – PR



Sobre o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo

Criado pelo o inpEV em 2010, o programa tem como objetivo o apoio às instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Sobre o inpEV

Há 16 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Informações para a imprensa:
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